Diário do Nordeste publica matéria citando 34 municípios do Estado que não há nenhum médico registrado, Tamboril é uma delas.

Assessoria de Impresa da Prefeitura de Tamboril, publica nota de esclarecimento.


Em publicação no Jornal Diário do Nordeste nessa quinta-feira (09/08), consta uma matéria falando que dos 184 municípios do Ceará, em, pelo menos, 34 cidades não há registro de médicos fixados e em atuação, segundo dados do Conselho Regional de Medicina (Cremec). A entidade representativa, assim como os demais conselhos estaduais da categoria médica, recadastra periodicamente os profissionais e indica, por meio de dados estatísticos referentes a julho de 2018, que em outros 40 municípios cearenses, há apenas um médico em atividade. Sobral, Juazeiro do Norte e Fortaleza são as únicas cidades que contam com mais de 400 profissionais do tipo.
Segundo o Ministério da Saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não tem um parâmetro específico de referência que determine a quantidade adequada de médicos por habitante, pois, conforme o órgão federal, tal determinação deve levar em conta fatores regionais, socioeconômicos, culturais e epidemiológicos. Contudo, o Governo Federal brasileiro usa como "desejável" a proporção encontrada no Reino Unido, que é de 2,7 médicos por mil habitantes. Isto porque depois do Brasil, o Reino Unido tem o maior sistema de saúde público e a exemplo do SUS é de caráter universal orientado pela atenção básica.

Já na tarde dessa quinta-feira, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Nova Russas publicou em suas redes sociais a seguinte nota:

PREFEITURA DE TAMBORIL ESCLARECE SOBRE QUADRO DE MÉDICOS REGISTRADOS E ATUANTES NO MUNICÍPIO
Em razão de matéria publicada no caderno Cidade, do Jornal Diário do Nordeste, nesta quinta-feira (09/8), que cita Tamboril como uma das cidades que possuem registro de dois ou menos médicos atuando, a Prefeitura de Tamboril esclarece que em seu quadro de profissionais, existem 31 médicos exercendo a função, plenamente, em todo o município.
Doze deles pertencem à Rede de Atenção à Saúde Primária, sendo alocados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nove, provenientes do Programa Mais Médicos e três brasileiros contratados.
Já na Atenção Secundária, 19 médicos compõem o setor. Nove realizam atendimento especializado no Hospital Regional de Tamboril, uma médica no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e um na Secretaria de Saúde. Os outros oito, atuam em regime plantonista no Hospital Regional de Tamboril.
A gestão “Construindo uma nova história” cumpre dessa forma, com a devida contratação e distribuição de profissionais médicos nas unidades de saúde tamborilense. Todos, devidamente registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).


Ainda na região foi citado o município de Poranga, acompanhe no gráfico do DN abaixo:
 


 Informações do Diário do Nordeste e Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tamboril.

Comentários