Chapecoense só vai para a Libertadores em caso de título da Sul-Americana.



A Chapecoense só chegará à Libertadores pela Sul-Americana em caso de título. Depois da classificação do time catarinense à final, surgiu a dúvida sobre uma eventual classificação automática no caso de o Atlético Nacional, da Colômbia, ir à decisão e ser campeão contra a Chape. Como o time colombiano também é o atual campeão da Libertadores, já tem vaga garantida na edição de 2017 - e aí poderia abrir lugar ao vice da Sul-Americana. Mas não é o caso. Se o Atlético Nacional for campeão sobre a Chape, é a Colômbia que terá uma vaga a mais no principal torneio do continente no ano que vem. A decisão foi confirmada pela Conmebol ao GloboEsporte.com.
A classificação da Chapecoense para a decisão da Copa Sul-Americana, eliminando o San Lorenzo, abriu o questionamento - especialmente com as mudanças definidas pela entidade para a edição de 2017 da Libertadores, que terá mais participantes. O regulamento da Sul-Americana nada diz sobre o caso de o campeão já ter vaga garantida na Libertadores. Mas o texto da Libertadores de 2016 segue como principal balizador para o próximo ano (o de 2017 ainda não foi divulgado).
Nele, o item 2.4, que fala sobre as "Inscrições de Clubes" para a Libertadores, especifica:
"O último campeão da Sul-Americana será inscrito pela associação nacional a que corresponda e jogará como último classificado do país correspondente. No caso de esta equipe já estar classificada por méritos próprios ao torneio, sua vaga será utilizada por sua associação nacional".

Globo Esporte

Comentários