Ceará Vence o Corinthians por 2 à 1 no Castelão.


Se a torcida do Ceará já estava confiante que o time seguiria firme na briga contra o rebaixamento após a vitória sobre o Flamengo, ela certamente ganhou ainda mais motivos para acreditar na noite de ontem. Com uma grande atuação, o Alvinegro venceu o Corinthians por 2 a 1, no Castelão, engatou a segunda vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro e consolidou de vez a reação na luta para deixar a zona da degola.
Resultado obtido com muita organização defensiva, disciplina tática, entrega coletiva e efetividade. Diferente de muitas partidas que fez na Série A, contra o Corinthians o Ceará foi eficiente e conseguiu converter em gols as oportunidades criadas - em que pese ter desperdiçado boas chances e a possibilidade de construir um placar ainda mais elástico.
O trunfo deixou o Vovô muito próximo de deixar a zona de rebaixamento, já que agora está apenas um ponto atrás do Vasco, 16º colocado e primeiro time fora da Z-4.
A vitória começou a ser construída em um primeiro tempo absolutamente dominante do Ceará. Em menos de dez minutos, foram duas ótimas chances criadas, com Calyson e Tiago Alves, ambas defendidas por Walter. Mas a pressão foi coroada com um momento histórico. Principal destaque do Vovô no Brasileirão, sendo protagonista debaixo das traves com defesas fundamentais, o goleiro Everson alcançou o tão perseguido gol com a camisa alvinegra.
Aos 19 minutos, o camisa 1 - que já vinha tentando balançar as redes nos jogos mais recentes, cobrou falta sofrida por Juninho Quixadá na entrada da área com perfeição, no ângulo de Walter, e escreveu seu nome na história do clube ao se tornar o primeiro goleiro a balançar as redes adversárias cobrando falta.
O resultado àquela altura ainda ficava barato ao Corinthians, já que o time da casa teve muito mais volume de jogo e criou mais oportunidades de gol. Foram 14 finalizações nos 45 minutos iniciais, sendo metade na direção da meta defendida por Walter. No mesmo período, o Timão finalizou apenas sete vezes, com apenas uma certa.
Na segunda etapa o time paulista voltou com outra postura, mas logo levou uma ducha de água fria do Vovô. Leandro Carvalho, que vem sendo decisivo e novamente foi fundamental, fez grande jogada individual na esquerda de ataque e cruzou na área. A bola foi dividida entre Calyson e lateral Danilo Avelar e morreu nas redes de Walter.
Aos 26 do segundo tempo, Roger diminuiu e causou aflição para a torcida alvinegra. Mas nada suficiente para acabar com a festa dos donos da casa ao apito final.
Muita celebração por mais uma vitória suada - mas merecida -, conquistada por uma equipe que tem compensado a falta de brilho com vibração e entrega para direcionar uma reação que, para muitos, parecia improvável. O Ceará segue vivo no Brasileirão. O Corinthians, por sua vez, busca novo técnico, já que, após conversa com a diretoria, Osmar Loss volta a ser auxiliar do time.

O Povo

Comentários