Após dois anos, economia do CE volta a crescer e sobe 0,37%.


Após dois anos consecutivos de queda (2015 e 2016), a atividade econômica no Ceará apresentou um crescimento de 0,37% em 2017, de acordo com o Índice de Atividade Econômica Regional do Ceará (IBCR-CE). O índice, divulgado na segunda-feira (19) pelo Banco Central (BC) apontou um avanço de 0,51% na atividade do Nordeste. Os dados são da série com ajuste sazonal. Já na passagem de novembro para dezembro, a atividade no Estado avançou 1,09%, enquanto no Nordeste o crescimento foi de 0,07% no mesmo período.
Embora o indicador que mede a evolução da atividade econômica seja considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), este, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só será divulgado no dia 1º de março. 
O retrospecto histórico do indicador mostra que a economia do Brasil mergulhou na crise em 2014, enquanto as economias do Nordeste e do Ceará só apresentaram resultados econômicos negativos a partir de 2015. E em 2017, a retomada do crescimento da economia nacional ocorreu de forma mais intensa, repercutindo no resultado do Estado e da Região.
Na comparação entre dezembro de 2017 com dezembro de 2016, a atividade econômica no Ceará cresceu 2,11% enquanto a do Nordeste apresentou avanço de 1,84%. Já na comparação trimestral, o Ceará apresentou queda de 0,11% enquanto a atividade do Nordeste ficou praticamente estável na passagem do terceiro para o quarto trimestre, com leve alta de 0,06%. Os dados são da série sem ajustes.

Diário do Nordeste

Comentários