Nova Russas: Mães de Alunos da Zona Rural vão até Secretária de Educação para reivindicar o não fechamento de Escolas do Interior.



Durante essa Quinta-feira (18/01) algumas mães de crianças que estudam em escolas da zona rural do município de Nova Russas estiveram juntamente com representantes da Caritas Diocesana de Crateús e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Russas, reivindicando do Secretário de Educação o não fechamento de algumas Escolas que funcionam na Zona Rural.



 A nossa Reportagem entrou ao vivo diretamente da Secretaria de Educação durante o Jornal Seara por volta das 13h e entrevistou a Sra. Raimunda do Morro grande e a Sra. Glaúcia da localidade de Piçarreira, essa última estava inconformada com a possibilidade de seus filhos e outras crianças da localidade de ter que se deslocar até a sede principalmente no período invernoso e relatou que ela e as Mães que reivindicavam estavam desde as 07h da manhã e até as 13h não haviam sido atendidas.
 


Logo após as 14h as mães foram recebidas pelo Secretário Tontônio Rosa, onde o mesmo realizou uma reunião com as Mães. De acordo com informações as Escolas que estavam na lista para ser nucleadas seriam: Escola da localidade de Lajedo Grande, Lagoa do Norte, Piçarreira, Trapiá e Morro Agudo.
Como ficou após a reunião: Escola da Lagoa do Norte não vai ser mais nucleada.
Localidade de Trapiá, os alunos vão estudar em Piçarreira até  quando fazem uma reforma na escola.Morro Agudo haverá uma reunião que está prevista para segunda feira (22/01) devido a distância e que os alunos ficarão ilhados no período de inverno.
Localidade de Lajedo Grande, houve uma reunião Comunitária na noite da quinta-feira (18/01) e já tem propostas de alguns pais, caso a escola tenha seu fechamento a comunidade irá se mobilizar, para que 50 alunos não compareça a escola enquanto o município não voltar a atrás com tal decisão.
De acordo com informações o objetivo do município é organizar as escolas para participar do programa nota 10.

Redação e Reportagem: Luiz Sousa

Comentários