Nova Russas: SAAE Emite Nota de esclarecimento sobre Abastecimento e qualidade da água.


NOTA DE ESCLARECIMENTO

Venho por meio desta, na qualidade de superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE., de Nova Russas, fazer os seguintes esclarecimentos sobre o que está ocorrendo com a qualidade da água oferecida a população por esta Autarquia:
A COGERH em 10/08/17 realizou no açude Farias de Sousa uma Simulação de Esvaziamento (BATIMETRIA) na qual constatou-se que teríamos água daquele reservatório até 30/09/17. Já estamos em 10/10/17, portando há mais de 10 dias do que fora previsto para que o nosso reservatório secasse por completo, a pouca água existente é de péssima qualidade, o SAAE vêm usando os produtos químicos que usa cotidianamente em uma quantidade bem superior a habitual e, tudo isso sob a supervisão de um profissional químico, fato jamais tido na história desta empresa pública.
No entanto dois fatores complicadores ocorreram nesse interstício, o primeiro foi que um dos filtros da Estação de Tratamento de Água – ETA., quebrou, pois desde sua construção os filtros jamais sofreram manutenção alguma.  Por conta desse ocorrido passamos a operar com apenas três que também não encontram-se em bom estado, e como já dissemos, nunca passaram por uma revisão. O segundo fator complicador é que com apenas três filtros e uma água muito suja temos que parar o sistema para lavar os filtros de seis em seis horas, e a cada parada demora para cidade recuperar o abastecimento nos bairros mais elevados, bem como provoca a água amarelada pelo desprendimento de partículas que aderem nas paredes dos canos de amianto.
Em momento algum o SAAE diminuiu o tratamento químico da água, porque o Governo Municipal de Nova Russas tem respeito por sua população.
O SAAE está adotando as providências necessárias para fazer o reparo nos difusores do filtro danificado para o mais rápido possível voltarmos a ter a mesma água de qualidade, e já à partir de amanhã 11/10 iremos ser abastecidos pela adutora do sistema Araras, que atualmente vêm também captando água do açude Linhares e esperamos ter uma significativa melhora na qualidade da água.
Pedimos aos usuários e a população em geral que continuem a acreditar no SAAE, pois dificuldades existem para serem superadas, todo o corpo funcional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Nova Russas está empenhado para levar aos seus lares um produto de qualidade, incolor, transparente, insípida e inodora que é a água.

Jamil Almeida Pinto
Superintendente SAAE

Comentários