Dow Water quer fornecer tecnologia a usina do Ceará


Uma empresa multinacional, com atuação em todos os continentes do planeta, está interessada em fornecer componentes para a possível usina de dessalinização a ser instalada no Ceará. Segundo a diretoria comercial da Dow Water & Process Solutions, a empresa está atenta ao movimento do Ceará, que se antecipa a um possível colapso de água potável, ao acreditar no potencial do aproveitamento da água do mar.
"Não só o Ceará, mas vemos viabilidade (para haver dessalinização) em todo o Nordeste. Temos visto iniciativas, pois a dessalinização em si já existe na Região, com o programa Água Doce, por exemplo, em pequenas comunidades. Acho que, se no interior, há essa possibilidade e conhecimento de reaproveitar água, por quê as grandes capitais teriam dificuldade?", disse o diretor comercial da empresa, Renato Ramos.
O interesse em fornecer tecnologia para a instalação da usina no Estado do Ceará parte da experiência internacional da empresa estadunidense, tida como a maior fornecedora de membranas de osmose reversa do mundo e uma das maiores do setor químico do planeta.
De acordo com a organização, um dos processos indicados é a osmose reversa. A tecnologia é utilizada em processos de purificação de água na remoção de sais e outras impurezas "para melhorar a cor, o odor, o sabor e propriedades de potabilidade. Cidades como Barcelona (Espanha), Sydney (Austrália), San Diego (EUA), Copiapó (Chile), Oranjestad (Aruba), Orã (Argélia) e Puerto Deseado (Argentina) a utilizam".
"A tecnologia, que é própria para a remoção de sais minerais alcançando até 99,7% de pureza, é altamente eficaz para as indústrias, já que elas precisam receber uma água muito pura para realizar seus processos, além de ser uma solução possível para a questão da dessalinização", explicou.

Diário do Nordeste

Comentários