O comércio varejista registrou no mês de julho variação nula (0,0 %) no volume de vendas em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais. O resultado ocorre após três meses seguidos de aumento. Nesses período o varejo acumulou ganho de 2,2%. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A
pesquisa mostra que em comparação a julho de 2016, na série sem ajuste
sazonal, o volume de vendas subiu 3,1%, deixando a variação acumulada
nos sete primeiros meses de 2017, em 0,3%. De acordo com a gerente da
PMC, Isabella Nunes, o resultado é o melhor em meses de julho desde
2013.
O setor de hipermercados, supermercados,
produtos alimentícios, bebidas e fumo está entre os três que mais
avançaram nas vendas e teve variação de 0,7%, entre junho e julho. Os
outros destaques foram tecidos, vestuário, calçados( 0,3%), equipamentos
e material para escritório, informática e comunicação (4,4%).
O
setor de combustíveis e lubrificantes registrou queda (-1,6%) na mesma
comparação, como também artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de
perfumaria e cosméticos (-0,4%) e artigos de uso pessoal e doméstico
(-0,2%). Os três pressionaram negativamente o indicador do comércio
varejista de julho.
Agência Brasil
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