Fortaleza na Série "B" o que muda?


Sair da Série C não é apenas uma questão de status para o Fortaleza, que esperava o seu acesso há oito anos. Subir de divisão é antes de tudo ascender a um outro patamar, onde as coisas acontecem com maior progressão, atraindo patrocinadores, mais jogadores de qualidade, mais investimentos, mais jogos a disputar, mais presença de público nos estádios e um maior número de sócios-torcedores.
O primeiro impacto positivo acontece no número de jogos que a equipe irá fazer. Sempre que chegou às quartas de final da Série C, o Fortaleza fez no máximo, 20 jogos, 18 da fase classificatória e mais das quartas de final. Desta feita, como conseguiu o acesso à Série B, o Tricolor vai para as semifinais, o que, de imediato, aumenta sua participação no mínimo em duas partidas na competição.
Com a Série B para disputar, ocorrerá algo que o clube não estava habituado nos últimos anos: disputar 38 rodadas.
Para se ter uma ideia, em 2016, o Fortaleza terminou seu calendário no dia 9 de outubro, quando foi eliminado da Série C pelo Juventude/RS, na Arena Castelão. A Série B deste ano, por exemplo, começou no dia 12 de maio e vai até 25 de novembro. Acabam-se aqueles jogos com intervalo de uma semana, para que o clube jogue duas vezes na mesma semana. Se por um lado, exige mais do elenco, por outro, entra em cena um novo componente na vida do Leão.
Cota de TV
Na Série C , não existem cotas a serem recebidas pelos clubes. As cotas de TV servem apenas para pagar passagem e hospedagem das delegações dos participantes. Na Série B, seguindo-se a título de ilustração os valores de cota de 2017, o Leão receberá em torno de R$ 5 milhões de cota para o ano 2018.
"Quando se está na Série C, muitas vezes, alguns jogadores de qualidade deixam de vir defender sua equipe, porque preferem jogar na B", queixou-se certa vez o executivo de futebol do Fortaleza, Sérgio Papellin. Estando na Série B, o Leão poderá atrair mais atletas de qualidade para reforçar o time.
Sócios-torcedores
Aos poucos, o Fortaleza deverá ter um incremento no número de sócios-torcedores. Atualmente, o clube conta com 8.500 sócios. "Na semana em que vencemos o Moto Club e fomos enfrentar o Tupi, aconteceram em torno de 800 adesões de sócios, grande parte deles on-line. Entretanto, ainda não temos essa cultura de uma adesão toda pela internet e a maior parte acontece por outros meios", disse Gigliane Maia, gerente do programa de sócio-torcedor.
Nesse semana que antecede o primeiro jogo pelas semifinais contra o Sampaio Corrëa/MA, os dirigentes estimam que devam ocorrer em torno de mil novas adesões aos sócios.
Estruturar
O presidente do Leão, Eduardo Girão, foi muito interpelado no sentido de afirmar se ficaria ou não no clube, agora que o acesso foi garantido, ao que respondeu: "Meu futuro a Deus pertence e somos uma equipe no clube. Vou estruturar o time para o ano que vem para centenário", disse o presidente tricolor.

A Jogada

Comentários