Fortaleza é a 6ª Capital com maior taxa de endividamento


Fortaleza foi a sexta capital da região Nordeste com a maior taxa de endividamento em 2016. O ano passado terminou com 481.373 ou 63% das famílias com algum tipo de dívida, conforme a sétima edição da Radiografia do Endividamento das Famílias Brasileiras, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP).
O estudo avalia os principais aspectos, dimensões e efeitos sobre as famílias da política de crédito no Brasil entre 2014 e 2016, período particularmente turbulento tanto no campo político quanto no econômico do País.
A análise foi feita com base em informações do Banco Central (BC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e também da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Nordeste
Na região Nordeste, a capital com a maior proporção foi Natal (RN), encerrando o ano de 2016 com 75% das famílias endividadas, bem acima da média nacional, que foi de 57%.
Na segunda e terceira posições, aparecem São Luís (MA), com 72%; e Recife (PE), com 68%. João Pessoa (64%), Aracaju (64%), Fortaleza (63%) e Maceió (60%) vêm em seguida.
Somente Teresina (53%) e Salvador (51%) ficaram abaixo da média nacional, sendo que o município baiano apresentou a quarta menor taxa de endividamento do País.

Diário do Nordeste

Comentários