Ceará deve abrir 35 mil postos de trabalho no 2º semestre


Cerca de 35 mil novos postos de trabalho devem ser gerados no Estado do Ceará entre os meses de agosto e dezembro deste ano, conforme previsão do Sistema Nacional de Empregos/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT). Para este ano, a meta é chegar a 29 mil pessoas empregadas através do encaminhamento do órgão, que faz a intermediação entre os candidatos e as empresas.

De acordo com o coordenador estadual da Intermediação de Profissionais do Sine/IDT, Antenor Tenório, o setor de serviços será responsável pela geração de mais oportunidades de emprego, com aproximadamente 60% das vagas, seguido pelo comércio, com 29% e pela indústria, com 11% das vagas. A maioria dos postos de trabalho está concentrada na Capital e em outras cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), Cid Alves, endossa a perspectiva. "Vamos gerar uma grande quantidade de empregos no segundo semestre, porque está havendo uma retomada clara da economia, com queda da taxa de juros", aponta.
"Neste ano, a indústria está começando a dar resultado e esse é um fator que vai contribuir para essa geração de emprego", aponta o coordenador. "A gente pretende encaminhar para o mercado de trabalho cerca de 100 mil trabalhadores. Nossa média de aproveitamento fica em torno de, a cada 3,4 pessoas encaminhadas, uma é contratada. E a previsão de colocação é 29 mil pessoas".

Diário do Nordeste

Comentários