Capital cearense registra 21 graus nesta terça-feira (04/07)


Quem mora na Capital cearense tem percebido, desde o começo do mês, nas madrugadas e no início das manhãs temperaturas mais amenas. Na manhã desta terça-feira (4), por exemplo, entre 6h e 7h, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou 21,9ºC em Fortaleza. A explicação do órgão é que estamos no Inverno do Hemisfério Sul.
Em vários estados brasileiros, a população se prepara para a estação do ano cuja principal característica é a queda nas temperaturas. Em algumas cidades do País é possível nevar. Porém, no Ceará, devido à proximidade com a Linha do Equador, os efeitos são pouco perceptíveis, pois a variação nos termômetros é discreta.
Ainda assim, o calor tão característico do Ceará tende a aliviar entre junho e agosto. Se durante o dia as temperaturas máximas ficam em torno dos 30°C, nas noites e nas madrugadas do Inverno as mínimas deixam o tempo mais agradável. Em Fortaleza, o termômetro pode ficar próximo dos 22°C nessa época do ano enquanto as mínimas em dezembro, por exemplo, são de 24°C. No Interior, a queda também é discreta, mas os termômetros podem marcar menos de 20°C. Em Barbalha, as mínimas no Inverno chegam aos 19°C e em Guaramiranga, 16°C.
Ainda segundo o órgão, outro fator que pode ser destacado é a sensação térmica. Nessa época do ano os ventos começam a se intensificar até chegar ao mês de setembro, quando as médias de velocidade são maiores e as rajadas são mais fortes. As temperaturas um pouco mais baixas e o vento ficando mais forte resultam numa sensação térmica de mais frio, explicam os meteorologistas da Funceme.

Diário do Nordeste

Comentários