Presentes para o Dia dos Namorados chegam a custar quase 80% em impostos


É o caso do perfume importado, um dos itens que lidera a intenção de compra dos consumidores para a data. Segundo a pesquisa, 78,99% do preço desse produto é composto por carga tributária.
As altas cargas tributárias também estão embutidas nos preços finais de presentes como champanhe (59,49%), vinho (54,73%), maquiagem (51,41%) e joias (50,44%), superando a metade do valor em todos os casos. Entre os itens de vestuário, preferidos pelo consumidor para presentear no Dia dos Namorados, a carga tributária varia entre 38,53%, caso da calça jeans, e 34,13%, carga tributária que incide na malha.
'Legislação injusta'
O diretor regional do IBPT Alexandre Fiorot, considera que o peso esmagador dos tributos no Brasil "se deve a uma legislação injusta". "A voracidade do fisco é sem limite e os preços ficam pesados demais por conta da alta carga tributária. O peso esmagador se deve a uma legislação injusta, que privilegia a tributação sobre o consumo que impacta ricos e pobres da mesma forma", completa Fiorot.
Também contam com altas cargas tributárias embutidas em seus preços finais, de acordo com a pesquisa, o telefone celular (38,9%) e os óculos de sol (44,18%). Até as flores consomem 17,71% de impostos.

Diário do Nordeste

Comentários