Tamboril: Hemoce estará colhendo doações de Sangue nessa quarta-feira (03/05).


Na próxima quarta-feira (3/5), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) estará em Tamboril recebendo doadores. A coleta será no auditório da Secretaria de Saúde (Praça General Sampaio, s/n - Bairro Monsenhor Holanda), a partir das 8h. O objetivo é manter o banco de estoque do estado regular. Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, em especial os que forem O positivo, O Negativo e A positivo.

O QUE É PRECISO PARA DOAR?

Ter entre 16 e 60 anos, pesar mais de 50kg, estar saudável, bem alimentado e apresentar documento de identificação oficial com foto. Quem for menor de idade, deve levar, também, termo de consentimento assinado pelos pais ou representante legal, além de cópia do documento de identificação do responsável. O termo pode ser acessado no link: http://bit.ly/1JUSSbj.

 PASSO A PASSO PARA A DOAÇÃO

Primeiro o indivíduo passa por um cadastro, no qual apresenta documento de identificação oficial com foto ou cópia autenticada (RG, CNH, carteira de trabalho, carteira profissional, certificado de reservista ou passaporte). Depois é submetido à realização de alguns exames: verificação da pressão arterial, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso.

Após isso, o candidato passa por uma entrevista individual e sigilosa para saber se a doação pode ser feita naquele momento e conclui com o preenchimento de um voto de autoexclusão, processo feito, também, com total sigilo.

Tendo sido aprovado nessas etapas, o doador faz um lanche para melhorar os níveis de glicemia e hidratação. Em seguida, é finalmente realizada a coleta de sangue, que leva entre 7 e 10 minutos.

Mas não termina aí. Após coletado, o sangue passa por alguns testes e só depois vai para o banco do Hemoce, onde fica disponível para atender as necessidades de hospitais e unidade de saúde. Cerca de 45 dias depois, o doador receberá um comprovante de doação com informações do tipo sanguíneo e resultado de exames sorológicos.

Todo o processo é rápido e feito de forma bastante rigorosa. Faça você também parte dessa rede de solidariedade. Compartilhe seu sangue com quem precisa!


Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Tamboril

Comentários