De acordo com o levantamento Ipsos “The Most Influential Brands”, novamente as grandes empresas de tecnologia são as marcas mais influentes entre os brasileiros. O estudo, que está em sua quinta edição no Brasil, mostra um resultado parecido com o da edição anterior, tendo o Google como líder do ranking. Na sequência está o YouTube, seguido por Facebook, Microsoft e Samsung, respectivamente. A Apple não entrou no Top 10. Outras companhias que aparecem na lista entre as 10 mais influentes são Nestlé, Netflix, Colgate, e as brasileiras Havaianas e Caixa. “A influência é realmente importante. É difícil de se conquistar, fácil de se perder”, afirma Steve Levy, Chief Operating Officer da Ipsos Canadá e idealizador do estudo.
A pesquisa, realizada em 19 países, avalia as marcas e seu poder de
influência no cotidiano e no comportamento dos consumidores. No Brasil, o
levantamento foi feito via painéis online com 2.016 pessoas. O estudo
analisa como o público classifica cada marca dentro de 57 atributos, que
medem, por exemplo, se a empresa faz parte do cotidiano dos
entrevistados, se entende realmente as necessidades dos consumidores,
inspira confiança etc. Além de listar as marcas por sua influência, a
pesquisa ajuda a entender como outras cinco grandes dimensões –
Liderança/ Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade Social e
Engajamento - estão correlacionadas com esta influência.
Em 2016, no Brasil, os drivers que tiveram o maior peso na influência
foram Liderança / Inovação (37%), Responsabilidade Social (23%) e
Confiança (21%). Mesmo com um peso menor, Presença (11%) e Engajamento
(8%) também contribuíram na construção de influência.
“A pesquisa aponta que as gigantes da tecnologia lideram o ranking por
se destacarem principalmente no driver de Liderança e Inovação, já que
para Google e YouTube, que são os primeiros colocados, o peso da
dimensão Liderança e Inovação representou 44% da influência. Isto
demonstra que, na atual conjuntura, os participantes elegeram marcas de
referência que estabelecem um vínculo de confiança e que transformam a
vida dos brasileiros através da tecnologia e de novos formatos de
entretenimento. É interessante ver o quanto a dimensão Responsabilidade
Social é valorizada no cenário de crise moral e política pela qual passa
o Brasil”, afirma Leda Kayano, Managing Director da Ipsos Marketing.
Top 10 do Ranking
1 - Google
2 - YouTube
3 - Facebook
4 - Microsoft
5 - Samsung
6 - Nestlé
7 - Netflix
8 - Colgate
9 - Havaianas
10 - Caixa
Diário do Nordeste
Diário do Nordeste
Comentários
Postar um comentário