Vivo lança ferramenta digital para incentivar empreendedorismo jovem.

 
A Fundação Telefônica Vivo acaba de lançar o Deco, um robô que apresenta o empreendedorismo como alternativa de renda a jovens de periferias. 
Por meio do messenger do Facebook, Deco convida os interessados a assistir uma série de dez vídeos protagonizados por jovens moradores de comunidades paulistanas que fazem dinheiro com negócios em áreas como gastronomia, tecnologia, jornalismo, moda, cerâmica e educação.
“Reconhecemos o talento destes jovens líderes comunitários e os convidamos a fazer parte da iniciativa porque falam a mesma língua do público que queremos atingir e são exemplos reais de que é possível ter sucesso com o próprio negócio, independente da realidade onde se vive”, afirma o presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar. A iniciativa faz parte do programa “Pense Grande”, da Fundação, que visa estimular e desenvolver a veia empreendedora entre jovens de 15 a 29 anos.
Meta é estimular jovens de 15 a 29 anos a pensar em seus projetos de vida e encontrar no empreendedorismo uma oportunidade de gerar renda com seus talentos.
Vídeo com dicas
Com acesso gratuito, os vídeos reúnem dicas sobre como identificar necessidades nas comunidades e criar ideias para atendê-las a partir de dez passos básicos – “Acredite: seu talento pode valer uma grana”; “Pense grande, comece pequeno”; “Ative sua rede”; “Faça o que dá com o que você tem”; “Teste tudo e aprenda rápido”; “Quando te chamarem de maluco, coragem”; “Não se deixe abalar pelos vacilos”; “Cobre certo, pague justo e vire o jogo”; “Olho nos detalhes”; “E se não parasse aqui?”.
Nos vídeos, cada protagonista divide com o público os aprendizados que teve em sua trajetória empreendedora. Para falar com o Deco, basta acessar o link ou procurar por “Deco Pense Grande” no Facebook ou diretamente no Messenger da rede social. Os vídeos são exibidos em sequência – é preciso assistir o primeiro para que o segundo seja liberado e assim por diante. Ao final da série, o participante recebe material com o resumo dos dez passos.
Para ter mais assertividade na identificação do público potencial, o Deco utiliza pela primeira vez a ferramenta “Bot”, do Facebook, na mobilização e educação empreendedora. A utilização do “Bot” permite que os diálogos sejam criados previamente, com número de interações adequados e ordem dos vídeos definidos, o que garante o formato de conversa informal. Além disso, o uso de ferramentas digitais permite a segmentação de mídia, que é capaz de identificar os jovens com o perfil do projeto e garantir que o Deco seja apresentado, de fato, ao público alvo da ação. Os vídeos da série foram gravados por celular, visando criar uma identificação direta com o universo jovem.
A iniciativa conta ainda com um vídeo da poeta Mel Duarte, que foi criada em uma comunidade paulistana e atua com literatura independente desde 2006, além de ter um projeto de intervenções poéticas nos transportes públicos de São Paulo. Em tom inspiracional, o vídeo convida o espectador a pensar nas próprias habilidades e considerar o empreendedorismo social como um caminho possível.
 
Diário do Nordeste

Comentários