40 anos da moto mais vendida no Brasil: Honda CG.


A Honda está presente no mercado brasileiro exatamente há 45 anos e a linha CG participa dessa história praticamente do começo. Inclusive, com ela foi dada a largada na produção na planta de Manaus em 1976. Por meio dela, outros marcos também foram alcançados.
Ela foi a primeira moto a utilizar etanol como combustível no mundo, foi em 1981 com a CG 125. Conseguiu também ser a primeira flex produzida globalmente com a CG 125 Mix e ainda o primeiro modelo de baixa cilindrada com freios CBS (Combined Brake System), com a CG 150 Titan 2015.
Ao todo são 10 gerações que ganharam as ruas do País e, em novembro, completa quatro décadas desde a primeira brasileira CG 125 fabricada. Então, para comemorar, a marca lançou uma edição especial da CG 160 Titan versão 2017 e, em conjunto, promoveu também a "Expedição CG 40 anos - Quilômetros de Histórias" para desbravar o Brasil em dois grupos por 30 dias - partindo de Manaus até São Paulo - a bordo desse modelo de aniversário.
Serão apenas 7 mil unidades, quantidade pequena e muito limitada diante do quanto esse modelo emplaca por mês.
Só em setembro, cerca de 19 mil unidades foram emplacadas considerando apenas a CG 160. No acumulado, foram 166.425 vendidas, o que a torna o modelo mais procurado conforme a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores). No entanto, na relação destacam-se ainda os modelos CG 150 (com 31.464 no acumulado) e CG 125 (com 28.115 unidades). Ao todo, são mais de 11 milhões de motos comercializadas desde o seu lançamento.
Grafismos exclusivos
E para celebrar, o modelo de aniversário chega na cor predominante branco com grafismos inspirados no estilo Honda Racing, divisão esportiva da marca. Para compor o visual, tem linhas vermelhas e azuis na carenagem frontal e no tanque, dourado aplicado nas rodas e ainda um selo especial comemorativo aplicado sob o tanque do modelo.
Ela virá equipada com o conhecido motor monocilíndrico de 162,7 cm³ flex, quatro tempos, arrefecido a ar e comando de válvulas no cabeçote. A potência é 14,9 cv a 8.000 rpm e o torque é de 1,40 kgf.M a 6.000rpm quando abastecida com gasolina. Com etanol os dados passam para 15,1 cv e 1,54 kgf.M de torque.

Diário do Nordeste

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