A Honda está presente no mercado brasileiro exatamente há 45 anos e a
linha CG participa dessa história praticamente do começo. Inclusive, com
ela foi dada a largada na produção na planta de Manaus em 1976. Por
meio dela, outros marcos também foram alcançados.
Ela foi a primeira moto a utilizar etanol como combustível no mundo,
foi em 1981 com a CG 125. Conseguiu também ser a primeira flex produzida
globalmente com a CG 125 Mix e ainda o primeiro modelo de baixa
cilindrada com freios CBS (Combined Brake System), com a CG 150 Titan
2015.
Ao todo são 10 gerações que ganharam as ruas do País e, em novembro,
completa quatro décadas desde a primeira brasileira CG 125 fabricada.
Então, para comemorar, a marca lançou uma edição especial da CG 160
Titan versão 2017 e, em conjunto, promoveu também a "Expedição CG 40
anos - Quilômetros de Histórias" para desbravar o Brasil em dois grupos
por 30 dias - partindo de Manaus até São Paulo - a bordo desse modelo de
aniversário.
Serão apenas 7 mil unidades, quantidade pequena e muito limitada diante do quanto esse modelo emplaca por mês.
Só em setembro, cerca de 19 mil unidades foram emplacadas considerando
apenas a CG 160. No acumulado, foram 166.425 vendidas, o que a torna o
modelo mais procurado conforme a Fenabrave (Federação Nacional de
Distribuição de Veículos Automotores). No entanto, na relação
destacam-se ainda os modelos CG 150 (com 31.464 no acumulado) e CG 125
(com 28.115 unidades). Ao todo, são mais de 11 milhões de motos
comercializadas desde o seu lançamento.
Grafismos exclusivos
E para celebrar, o modelo de aniversário chega na cor predominante
branco com grafismos inspirados no estilo Honda Racing, divisão
esportiva da marca. Para compor o visual, tem linhas vermelhas e azuis
na carenagem frontal e no tanque, dourado aplicado nas rodas e ainda um
selo especial comemorativo aplicado sob o tanque do modelo.
Ela virá equipada com o conhecido motor monocilíndrico de 162,7 cm³
flex, quatro tempos, arrefecido a ar e comando de válvulas no cabeçote. A
potência é 14,9 cv a 8.000 rpm e o torque é de 1,40 kgf.M a 6.000rpm
quando abastecida com gasolina. Com etanol os dados passam para 15,1 cv e
1,54 kgf.M de torque.
Diário do Nordeste
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