Camilo Santana viaja a Rotterdam para tratar de assuntos sobre o Porto do Pecém.

 
O governador Camilo Santana viajou, ontem, a Rotterdam, na Holanda, para se reunir com representantes do porto holandês e tratar a respeito da evolução do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
Desde setembro do ano passado, o porto de Rotterdam - considerado o maior da Europa e um dos maiores do mundo - presta consultoria ao porto do Pecém visando, principalmente, à nova fase da navegação mundial que se começou a partir do início do novo Canal do Panamá, no fim de junho passado.
Expansão
A consultoria do porto holandês também acontece enquanto o terminal do Pecém passa pela segunda etapa de sua expansão, que irá quintuplicar a capacidade de movimentação de cargas e colocará o terminal em posição de destaque internacional.
Pela localização estratégica e por oferecer a infraestrutura adequada (profundidade, berços, equipamentos e área), o porto cearense desponta como forte candidato a receber um hub de cargas nacional, principalmente após a ampliação do Canal do Panamá e da construção do Canal da Nicarágua.
Segundo o plano de negócios elaborado pela Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos) em parceria com o Porto de Rotterdam, a expectativa é de que, em 2030, o Porto do Pecém movimente 54 milhões de toneladas por ano - podendo chegar a 70 milhões de toneladas em um cenário otimista ou a 40 milhões de toneladas em um pessimista.
Esse fluxo leva em consideração uma série de outros investimentos, como o parque de tancagem, e a operação da ferrovia Transnordestina, que estava prevista para começar no segundo semestre de 2018, mas segue com obras paradas.
Turismo
Na viagem do governador, também está programada uma parada na capital Lisboa, em Portugal, para visitar empresas do ramo de turismo. O retorno de Camilo ao Estado está agendado para a próxima sexta-feira (12).

 Diário do Nordeste

Comentários