Google premia estudantes do Ceará

 
Letícia Sousa, de 18 anos, e João Gabriel Stefani, 15, ambos alunos do Colégio Ari de Sá Cavalcante, foram os vencedores do Prêmio Impacto na Comunidade do Google para a América Latina 2016, que faz parte da competição Google Science Fair. O objetivo é estimular jovens com idades entre 13 e 18 anos a criar soluções inovadoras por meio da Ciência, da Matemática e da Engenharia.
Juntos, a dupla criou o projeto "Semente mágica: transformando água contaminada em água potável", que usa semente de moringa como filtros de água biodegradáveis. Letícia contou que a ideia foi inspirada no desastre ambiental em Mariana (MG). "Como vimos muitas pessoas estavam sofrendo, demos início ao projeto em março deste ano. Em abril, fizemos um intensivão para inscrever no prêmio. Nos conhecemos porque viemos de São Paulo (ela é de Pindamonhangaba e ele de Franca) e moramos na mesma residência estudantil em Fortaleza".
"Nosso objetivo era criar um projeto que solucionasse o problema e a semente de moringa foi uma alternativa viável e orgânica", completou João.
Como prêmio, os alunos ganharam US$ 1.000 e uma viagem para Mountain View (EUA) para assistirem à cerimônia de premiação da final do Google Science Fair, em setembro. O valor em dinheiro será investido no projeto. "Queremos agora focar na área ligada à analise microbiológica, que ainda não exploramos muito", diz João.
"Ainda temos que fazer muita pesquisa, para deixar a água realmente potável e saber se é seguro ingerir a água contaminada", acrescentou Letícia, que ainda esse ano inicia as aulas na Universidade de Stanford, na Califórnia, nos EUA.
"A gente teve algumas adições na equipe e o João fica por aqui. E eu vou ficar trabalhando dos Estados Unidos na parte de empreendedorismo".

Diário do Nordeste

Comentários