Pecém: Dispensados pela CSP formam longa fila para atendimento no Sine/IDT

 

Extensa fila na entrada do posto do Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT), no prédio da META, ao lado da portaria da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) se formou ontem (22). O grande volume de empregados dispensados da obra da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) está em busca de se realocar no mercado de trabalho após a desmobilização. Segundo a CSP, foram dispensados dos trabalhos nas obras 8.001 trabalhadores desde outubro de 2015. 
O  termo de Cooperação Técnica com a Companhia e Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Governo do Estado do Ceará foi assinado na última terça-feira (21). A Casa Civil do Executivo estadual havia divulgado que o posto passaria a funcionar ontem. " As atividades do Posto terão início já nesta quarta-feira, 22 de junho", disse, em nota encaminhada à reportagem. 
Entretanto, segundo a CSP ele já tem atividades desde janeiro e atende aos trabalhadores desligados da CSP apenas às sexta-feiras, a partir das 14h. No decorrer da semana, o posto faz apenas o cadastramento das vagas oferecidas pela empresas.
"A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) esclarece que assinou que, no último 21 de junho, um termo de cooperação com a STDS, que veio formalizar uma parceria que já acontece há mais de 7 meses, na realização de atividades do Programa Janela de Oportunidades(PJO). O PJO foi criado para atender os trabalhadores desmobilizados da obra de construção da CSP, abrindo janelas de oportunidades nas áreas de orientação profissional, recolocação, empreendedorismo e qualificação. Como parte da parceria, temos o posto avançado do SINE, que funciona desde janeiro deste ano", disse a Companhia, em nota. 
Segundo a Companhia, o PJO foi criado para atender os trabalhadores desmobilizados da obra de construção da CSP, abrindo janelas de oportunidades nas áreas de orientação profissional, recolocação, empreendedorismo e qualificação.

Diário do Nordeste

Comentários