Fortaleza é a 10ª cidade do País em empreendedorismo.

 


Após subir 21 posições entre 2015 e 2016, Fortaleza é hoje a 10ª colocada (com 2,826 pontos) no ranking setorial de empreendedorismo do estudo Connected Smart Cities, elaborado pela consultoria Urban Systems. O resultado leva em consideração indicadores como novas empresas de tecnologia, crescimento de empresas de economia criativa, microempresas individuais (MEI) e Sebrae. Em 2015, a Capital cearense ocupava a 31ª posição no ranking.
No Nordeste, Fortaleza é a segunda melhor colocada no ranking setorial de empreendedorismo, atrás apenas de Recife (3,034 ponto), que ocupa a 7ª posição, tendo subido apenas um degrau entre 2015 e 2016. A primeira posição ficou com o Rio de Janeiro, seguido por São Paulo, Campinas, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Recife, Belo Horizonte e São Carlos. Fechando a lista dos dez mais empreendedores, está Fortaleza.
O diretor técnico do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae-CE), Alci Porto, avalia que a forte tendência do empreendedorismo na atualidade tem como fator mais preponderante o momento econômico, que afetou a questão do desemprego, levando muitas pessoas a investirem em um negócio próprio. Esse contexto também influenciou no turismo. "Fortaleza é uma cidade muito voltada para o turismo, forte nos serviços, setor que, junto com o comércio, abrange quase 70% dos negócios da cidade", destaca.

Diário do Nordeste

Comentários