Artigo do Blog: Produção de Mel poderia alavancar a economia de Nova Russas.

O Município de Nova Russas 300KM da Capital Fortaleza, possui uma economia cerca de 80% à 90% totalmente voltada para o setor de serviços, com comércios que suprem a necessidade de toda o seu território e de alguns municípios circunvizinhos que os mesmos não suprem todas as suas necessidades, ao exemplo de Ararendá, uma parte de Ipaporanga e também uma parte de Tamboril, herança da Exportação de Algodão das décadas de 70,80 e 90, alavancada por conta da Linha Férrea. 
Mas, em relação aos dias atuais, diante da economia Nacional defasada por problemas na política do nosso país que acarretou milhares de desempregos e fechou as portas de também milhares de comércios, dando um fim ou uma interrupção nos sonhos de milhares de Empreendedores no nosso país. Mas especificamente Nova Russas, município em que já foi chamado oficialmente de "Capital do Crochê", lugar em que infelizmente no Centro Comercial, nunca havia cenas de diversos comércios com placas de aluga-se ou de simplesmente com suas portas fechadas. Em reportagem do Globo Repórter da última sexta-feira (27/05), em que o episódio mostrou a história da Itália em que viveu por diversas dificuldades por conta da Crise econômica da  Europa e que usou como ferramenta para reconstruir sua defasada economia, nada mais nada menos do que os recursos naturais em que possui, uma delas, a Uva para a produção de Vinho, aí você deve está se autoafirmando, "não temos Uva! a nossa agricultura só funciona durante o inverno! os últimos invernos foram irregulares! nosso solo não é fértil durante todo o ano!" e também você deveria fazer uma pergunta, "qual o recurso natural que nós possuímos?.
A Apicultura  seria uma atividade que poderia alavancar a economia de nossa Região, principalmente a de Nova Russas. Em Entrevista a nossa reportagem, o Apicultor Raimundo Bernardino, proprietário da Casa do Mel em Nova Russas, falou da importância da atividade e que a mesma poderia alavancar a economia de nossa região, se a mesma recebesse incentivos de diversas entidades do Governo no âmbito Estadual e Municipal.

E ainda, a produção de mel em Nova Russas por ano, chega à 35 toneladas, ele ainda afirmou, que se mais pessoas despertassem a vontade em cultivar comeias para extração de Mel, isso resultaria melhorias na economia, sendo assim a produção iria expandir cada vez mais,

 O Sr. Raimundo Bernardino apresentou todo o seu maquinário e também falou da importância do Mel para a Saúde Humana.

 Algo que deve ser como uma esperança para fortalecer a economia do nosso município seria sem dúvida a atenção aos recursos naturais em nosso território, e um deles seria o cultivo de abelhas para a Produção de Mel.

 Mas isso com certeza virá depois que os comerciantes e todos que representam órgãos da economia do nosso município se reunirem e debaterem metas para o crescimento da nossa economia, sendo que todos unidos possam fazer acontecer e isso só terá sucesso se haver união. Um grande passo para isso já foi dado, que foi a construção de uma comissão de líderes de entidades para debater ideias para alavancar a economia.
E vamos em frente, revolucionar a Economia de nosso município!!! 











Reportagem e Redação: Luiz Sousa
Fotos: Luiz Sousa

Comentários