A baixa visibilidade foi apontada pelo autor da proposta, deputado
Rubens Bueno (PPS-PR) como uma das principais causas de acidentes de
trânsito.
O uso obrigatório de farol baixo durante o dia nas rodovias foi aprovado no Plenário do Senado
nesta quarta-feira (27). O projeto agora segue para sanção
presidencial. A medida com objetivo de aumentar a segurança nas estradas
foi defendida pelo relator da matéria, senador José Medeiros (PSD-MT), que atuou como policial rodoviário federal por 20 anos.
Para o senador, trata-se de um procedimento bastante simples que deverá
contribuir para a redução da ocorrência de acidentes frontais nas
rodovias e salvar inúmeras vidas.
"O trânsito brasileiro é um dos que mais matam no mundo. São quase
cinquenta mil vítimas fatais por ano. Essa proposta, além de não ter
custos pode resultar em menos acidentes", afirmou José Medeiros.
A baixa visibilidade foi apontada pelo autor da proposta, deputado
Rubens Bueno (PPS-PR) como uma das principais causas de acidentes de
trânsito nas rodovias. Segundo Bueno, “os condutores envolvidos
continuam relatando que não visualizaram o outro veiculo a tempo para
tentar uma manobra e evitar a colisão”.
O PLC 156/2015 altera o Código de Trânsito Brasileiro. Apesar de o
Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já ter editado uma resolução
recomendando o uso de farol baixo nas rodovias durante o dia, o
entendimento é de que só uma norma com força de lei levaria os
motoristas a adotarem a medida.
Diário do Nordeste
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