Já apontado como o terminal que mais recebeu propostas de empresas para
os estudos de viabilidade técnica para a concessão, o Aeroporto
Internacional Pinto Martins foi apontado na coluna Radar, da revista
Veja, como o de menor interesse em rodadas de concessões. A nota
publicada no último domingo (3) afirma que "o mico, por hora, é
Fortaleza", dizendo que a informação foi repassada por fonte da
Secretaria da Aviação Civil (SAC), em Londres.
No entanto, como o processo ainda se encontra no Tribunal de Contas da
União (TCU) e o edital sequer pode ser publicado, não há como medir este
interesse, conforme aponta o consultor em negócios aeroportuários Érico
Santana.
O governo do Estado, em nota enviada à reportagem, destaca o grande
interesse pelo terminal da Capital cearense em julho do ano passado,
quando o terminal foi alvo de 27 dos 100 projetos entregues por 30
empresas ou consórcios à SAC. Informações extraoficiais, conforme o
Diário do Nordeste já publicou, também dão conta de empresários
estrangeiros visitando o Pinto Martins nos últimos meses.
"Ao contrário do que diz a nota, esses estudos demonstram que o
investimento é totalmente viável mesmo sem o centro de conexões da TAM",
afirma o secretário da Infraestrutura do Estado do Ceará, André Facó,
em nota enviada à reportagem.
Hub
Conforme publicou a revista, "as concessões dos aeroportos de Porto
Alegre, Salvador e Florianópolis despertam grande interesse de
investidores, especialmente estrangeiros". Novamente a respeito do Pinto
Martins, a publicação aponta uma dúvida "sobre o tráfego da Capital
cearense, sobretudo diante da indefinição da TAM em fixar lá seu hub
regional".
"O hub agrega valor, mas não retira os atrativos turísticos e
logísticos que temos por conta da nossa localização privilegiada. Além
disso, acreditamos que o Ceará tem todas as condições necessárias para a
vinda do hub, e o governo tem se esforçado em todos os sentidos para
garantir mais esse investimento fundamental para o desenvolvimento
econômico do estado", rebate o secretário da Infraestrutura.
Edital precisa ser publicado
Já o consultor em negócios aeroportuários avalia que sem a publicação
do edital de concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, no qual
as condições de administração - incluindo os investimentos necessários e
a definição do que será feito da herança da Infraero - é impossível
medir o interesse de investidores pelo terminal.
"Não dá para acreditar. Não tem como falar se o negócio é ruim ou bom
sem saber as regras do jogo que só sairão com o edital", afirmou sobre a
publicação da revista na manhã do último domingo.
Contata pela reportagem para saber da veracidade da informação, a SAC não retornou até o fim desta edição.
Diário do Nordeste
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