Há interessados no Pinto Martins, garante governo.


Já apontado como o terminal que mais recebeu propostas de empresas para os estudos de viabilidade técnica para a concessão, o Aeroporto Internacional Pinto Martins foi apontado na coluna Radar, da revista Veja, como o de menor interesse em rodadas de concessões. A nota publicada no último domingo (3) afirma que "o mico, por hora, é Fortaleza", dizendo que a informação foi repassada por fonte da Secretaria da Aviação Civil (SAC), em Londres.
No entanto, como o processo ainda se encontra no Tribunal de Contas da União (TCU) e o edital sequer pode ser publicado, não há como medir este interesse, conforme aponta o consultor em negócios aeroportuários Érico Santana.
O governo do Estado, em nota enviada à reportagem, destaca o grande interesse pelo terminal da Capital cearense em julho do ano passado, quando o terminal foi alvo de 27 dos 100 projetos entregues por 30 empresas ou consórcios à SAC. Informações extraoficiais, conforme o Diário do Nordeste já publicou, também dão conta de empresários estrangeiros visitando o Pinto Martins nos últimos meses.
"Ao contrário do que diz a nota, esses estudos demonstram que o investimento é totalmente viável mesmo sem o centro de conexões da TAM", afirma o secretário da Infraestrutura do Estado do Ceará, André Facó, em nota enviada à reportagem.
Hub
Conforme publicou a revista, "as concessões dos aeroportos de Porto Alegre, Salvador e Florianópolis despertam grande interesse de investidores, especialmente estrangeiros". Novamente a respeito do Pinto Martins, a publicação aponta uma dúvida "sobre o tráfego da Capital cearense, sobretudo diante da indefinição da TAM em fixar lá seu hub regional".
"O hub agrega valor, mas não retira os atrativos turísticos e logísticos que temos por conta da nossa localização privilegiada. Além disso, acreditamos que o Ceará tem todas as condições necessárias para a vinda do hub, e o governo tem se esforçado em todos os sentidos para garantir mais esse investimento fundamental para o desenvolvimento econômico do estado", rebate o secretário da Infraestrutura.
Edital precisa ser publicado
Já o consultor em negócios aeroportuários avalia que sem a publicação do edital de concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, no qual as condições de administração - incluindo os investimentos necessários e a definição do que será feito da herança da Infraero - é impossível medir o interesse de investidores pelo terminal.
"Não dá para acreditar. Não tem como falar se o negócio é ruim ou bom sem saber as regras do jogo que só sairão com o edital", afirmou sobre a publicação da revista na manhã do último domingo.
Contata pela reportagem para saber da veracidade da informação, a SAC não retornou até o fim desta edição.

 Diário do Nordeste

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