Além da companhia de buscas, Microsoft e Facebook lideram ranking Ipsos "The Most Influential Brands".
Gigantes de tecnologia são as marcas mais influentes entre os brasileiros. De acordo com o levantamento Ipsos The Most Influential Brands, realizado entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, o Google lidera o ranking, seguido por Microsoft e Facebook respectivamente. As três marcas superam líderes de mercado de setores como telefonia e bens de consumo.
Samsung e Youtube vêm em quarto e quinto lugar respectivamente. Outras marcas listadas no ranking são Nestlé, Johnson&Johnson e Colgate. Além da forte presença de marcas internacionais no ranking, as brasileiras Natura e Havaianas marcam presença entre as 10 mais influentes.
“Marcas são mais que logos corporativos. Elas têm significado,
personalidade, até mesmo atitudes. Quando perguntamos qual é a marca
mais confiável, qual tem a presença mais forte ou qual é a mais fácil de
engajar-se, a resposta pode ser pessoal. Isso ocorre porque nós, cada
vez mais, nos identificamos e nos definimos por essas identidades
corporativas, algo que dá a essas marcas algo que podemos medir: a
influência”, afirma Steve Levy, Chief Operating Officer da Ipsos Canadá e
idealizador do estudo.
A pesquisa, realizada pela Ipsos desde 2012 em 21 países, analisa as
marcas e seu poder de influência no cotidiano e no comportamento dos
consumidores. No Brasil, o levantamento ouviu 1 mil pessoas por meio de
painéis online.
O levantamento da Ipsos avalia como consumidores associam cada marca a
um total de 57 atributos, que medem desde se uma marca faz parte do
vocabulário diário do consumidor a sua relevância no dia a dia dos
entrevistados. Além de elencar as marcas por sua influência, o estudo
ajuda a entender como outras dimensões estão correlacionadas com a
mesma.
No Brasil, os principais drivers de influência foram Liderança /
Inovação, item que respondeu por 37% da composição do índice, além de
Responsabilidade Social (28%) e Confiança (16%), mostrando que, na atual
conjuntura, as marcas líderes são, muitas vezes, a escolha certa em um
momento que não vale arriscar; são marcas de referência que criaram um
vínculo muito forte com o brasileiro.
O estudo também indica que a questão da ética ganha importância, com os
brasileiros mais ativos nas discussões sociopolíticas e ambientais,
usando frequentemente as redes sociais para se manifestarem. Presença
(13%) e Engajamento (6%), mesmo com menor peso, também contribuem na
construção de influência.
Diário do Nordeste
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