Comércio de Fortaleza quer funcionar 24 horas.

  O pleito foi apresentado ontem pelo presidente da CDL Fortaleza ao prefeito da Capital, Roberto Cláudio.

Entre os sonhos da Câmara Dirigente Lojistas (CDL) de Fortaleza está o comércio da Capital funcionando 24 horas. E esta reivindicação foi feita pessoalmente pelo presidente da CDL, Severino Ramalho Neto, ao prefeito Roberto Cláudio, ontem, em almoço promovido pela entidade com lojistas, sindicatos e representantes do governo na Faculdade CDL. Além do expediente estendido, Severino também expôs a necessidade de uma área histórica central preservada, iluminação com passeios e estacionamentos regulamentados, calçadas livres e ampliadas e, ainda, praças bem conservadas.

Segundo Severino, a ampliação do funcionamento das lojas também deve ser uma reivindicação dos comerciários, pois resultaria em mais empregos para a cidade. "Foi o dia de ouvir o prefeito e ver tudo que ele fez em sua gestão. E, como dever de casa, levar uma proposta para o prefeito, o que o varejo quer nos próximos anos", disse.
 
Esta questão ainda deverá ser analisada por outros órgão ligados à Prefeitura e sindicatos para ver itens legais, de acordo com Roberto Cláudio. "É necessário ser aberto um diálogo, não tem como eu dar uma resposta agora. Mas certamente alternativas serão conversadas", afirmou. O prefeito não quis se comprometer ou dar um prazo para discutir o assunto.
Roberto Cláudio considera que, para o varejo, o que tem sido feito de grande relevância é a simplificação dos procedimentos. Tanto do novo marco regulatório do município, como também de processos administrativos e de fluxos mais claros e ágeis que possam desburocratizar a abertura de negócios, assim como agilizar necessidades de novos alvarás e da renovação. "Sem abrir mão, claro, da lei e fiscalização. Isso tornará a cidade mais atrativa para investidores", ressaltou.
Conforme o prefeito, amanhã (20), a Prefeitura de Fortaleza disponibiliza mais um serviço de forma virtual, que é o registro sanitário para atividades de baixo risco. Para os estabelecimentos de alto risco, o serviço estará disponível apenas no próximo mês. Em breve, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) também anunciará o alvará de funcionamento para atividades de baixo risco, em parceria com a Junta Comercial do Ceará (Jucec) e o Sebrae.

Diário do Nordeste

Comentários