Santa Quitéria: Feira de Negócios mobiliza região Norte.

 A cidade recebe um grande número de visitantes, o que ajuda a alavancar o comércio e diversos segmentos.
 A Fecoisq dá oportunidade de acesso às novas tecnologias do setor de automação comercial, aproxima fabricantes, produtores e fornecedores de sua clientela e favorece a troca de experiências no setor. 


Realizada, há seis anos, a Feira do Comércio e Indústria de Santa Quitéria (Fecoisq), entre os dias 13 e 16 de janeiro, segue em sua 7ª edição como o evento mais aguardado do ano pelas empresas que fazem parte desse segmento, neste município de 43 mil habitantes, e que chega a manter uma média anual de R$ 250 mil em volume de negócios e quase 300 empregos diretos e indiretos, ao apresentar o que há de melhor no comércio, indústria e prestação de serviços.
A Fecoisq também dá oportunidade de acesso às novas tecnologias do setor de automação comercial, aproxima mais fabricantes, produtores e fornecedores de sua clientela, além de favorecer a troca de experiências e abrir espaço ao debate sobre fomento e a possibilidade maior de exportação de produtos da agropecuária regional, o que ajuda a consolidar o Município como importante polo de investimento da região Norte.
Com 130 comerciantes cadastrados e 120 deles em atividade, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Quitéria tem realizado, por meio de parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE) e diversas outras entidades e órgãos, cursos, capacitações e treinamentos, como forma de mobilizar a dar suporte ao desenvolvimento da economia local, que ainda tem na empresa familiar uma forte representatividade.
Capacitação
A consultoria prestada pelo Sebrae para microempreendedores do comércio, indústria e agronegócio tem atraído cada vez mais o empresariado local que busca ampliar suas possibilidades de negócios. Temas como qualificação profissional, bom relacionamento, motivação, desenvolvimento de equipe, bom atendimento e divulgação de produtos já fazem parte da realidade do comércio local, que foi buscar na formação e humanização de sua força de trabalho a melhor maneira de bem atender a clientela.
Segundo Regina Matos, consultora empresarial do Sebrae, "ao longo dos anos, o empresariado local foi compreendendo a importância da capacitação dos colaboradores. Isso se reflete no dia a dia e com certeza na própria Fecoisq, que começou com pouca adesão e hoje é um evento que mobiliza toda uma região, servindo de exemplo a outros municípios", afirmou.
Estrutura
Montada no entorno da Igreja Matriz de Santa Quitéria, em uma área de 7.500m², a Feira conta, neste ano, com a participação de 48 empresas comerciais; 12 institucionais, como ONGs e associações; seis empresas publicitárias; 20 de alimentação, e cinco de outros serviços, distribuídas em 82 estandes. Os segmentos são bastante diversificados, e vão de autopeças, à gastronomia, passando por farmácias e confecções, com atenção especial à moda feminina, ramo que tem crescido nos últimos anos por conta da instalação de pequenas indústrias com esse perfil na cidade e da vitrine maior do setor, que é o esperado desfile de moda, momento em que as empresas se mostram antenadas com o que há de novidade em tendências e coleções. Durante a Fecoisq, que tem expectativa de público 50 mil pessoas neste ano, o empresariado aproveita para fazer bazares e promoções.
Atividades paralelas
A Feira também reservou diversos espaços para outros segmentos que costumeiramente chamam atenção dos visitantes, como beleza e saúde, com instalação de academias e clínicas; exposição de motocicletas e veículos; minicursos; workshops; feira de artesanato; e atividades culturais e artísticas.
Para atrair mais público, a Fecoisq se divide em três momentos: a Feira de Negócios, nos estandes; a Capacitação Técnica, com oficinas e palestras (destaque para produção de galinha caipira e ovinocultura); e a parte Sociocultural, com apresentações de artistas locais e nacionais. Segundo o presidente da CDL, Bonifácio Paiva, "isso forma o contexto que movimenta Santa Quitéria e abre o ano comercial da zona norte, gerando emprego e renda, e movimentando a cidade no mês de janeiro".
A Feira também tem como atrativo o Show de Prêmios, iniciado no fim do ano, com forte apelo em todo o comércio varejista e que tem o último dia da Feira como ponto seu alto. Neste ano, serão sorteados 100 prêmios, entre eles, eletroeletrônicos, vales-compras e três motocicletas.
Para Fabiano Lobo, prefeito de Santa Quitéria, "a Fecoisq estimula não apenas o desenvolvimento do comércio, como serve de incentivo ao desenvolvimento social e cultural".
PROGRAMAÇÃO
Dia 13
8h: Oficina de galinha caipira
18h: Abertura dos estandes
19: Apresentação cultural
21h30: Solenidade de Abertura
22h: Visitação aos estandes
22h30: Desfile
23h30: show musical
Dia 14
15h: Palestra do Conselho Regional de Contabilidade (Hotel Tahen)
16h: Palestra - Tributação na medida/Sebrae (Hotel Tahen)
18h: Abertura dos estandes
19h: Apresentação cultural
21h: Desfiles
23h: Show musical
Dia 15
18h: Abertura dos estandes
19h: Apresentação cultural
21: Desfiles
23h: Show musical
Dia 16
8h: Palestra - MEI-Sebrae
8h: Oficina de manejo alimentar - Sebrae (Fazenda Copacabana)
9h: Palestra - Linhas de crédito BNB
18h: Abertura dos estandes
19h: Apresentação cultural
21h: Sorteio do Show de Prêmios CDL 2015
21h30: Desfiles
00h00: Show musical
Mais informações:
VII Feira do Comércio e Indústria de Santa Quitéria (Fecoisq)
Local: Praça da Matriz de Santa Quitéria
Dia: de 13 a 16 de janeiro - 18h

Diário do Nordeste

Comentários