Azul escolhe Pernambuco para sediar hub no Nordeste.


Enquanto segue a indefinição sobre a cidade nordestina que receberá um hub da Tam, a Azul Linhas Aéreas definiu que Pernambuco terá um centro de conexões para os estados da região. A partir de fevereiro, a companhia aérea voará para 12 novas cidades, a partir do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, conforme o jornal Diário de Pernambuco. 
Com a implementação do hub, Fortaleza passará a ter quatro voos diários da Azul com destino a Recife, em março. Serão incrementadas ainda as rotas de Recife para São Paulo (Guarulhos), com dois voos, e para Natal e Belo Horizonte, com três rotas diárias. 
A Azul já estudava a instalação de um hub no Nordeste desde meados do ano passado. As conversas com o governo pernambucano iniciaram ainda em junho. A aproximação do governo cearense na tentativa de prospectar o centro de conexões começou alguns meses depois. 
Atualmente, a Azul oferta 24 voos por dia, a partir de Recife, com destino a 12 cidades. Com o hub, serão 32 voos para 24 bases. As novas rotas ainda esperam aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil, mas estima-se que as operações do hub comecem em 22 de fevereiro, com a rota para João Pessoa, data de início também do voo diário entre Campinas e Recife utilizando o jato A330, de 272 assentos, a maior aeronave da frota da companhia aérea. Atualmente, esta aeronave só é utilizada uma vez por semana. O último trecho a entrar em operação, a partir de Recife, será Presidente Prudente, em 7 de maio.
Hub da TAM
A decisão sobre qual cidade nordestina receberá o hub da Latam deve ser conhecida ainda neste semestre, segundo informou a TAM no fim do ano passado. Um relatório da Secretaria de Aviação Civil, entregue ao Tribunal de Contas da União (TCU) em dezembro último, apontou potencial do Aeroporto Internacional Pinto Martins para abrigar o centro de conexões de voos.

Diário do Nordeste

Comentários