Camilo anuncia investimentos de mais de R$ 1 bilhão em ações para o trânsito e CNH popular para categoria B.



O Estado do Ceará lançou um pacote de investimentos para redução de acidentes de trânsito, que envolve, entre outras ações, a implantação e restauração de 1.262,87 quilômetros de rodovias estaduais, em investimento superior a R$ 1,1 bilhão. As medidas foram anunciadas durante o lançamento da campanha Seja você a mudança no trânsito. Respeite a vida, nesta terça-feira (1º), no Palácio da Abolição.
O governador Camilo Santana destacou que o objetivo é envolver tanto o Poder Público como a sociedade, além de investimentos do Estado em infraestrutura. O governador destacou ainda a importância do envolvimento dos municípios nas ações para garantir o cumprimento das leis de trânsito.
Camilo Santana aproveitou a ocasião para anunciar a ampliação da Carteira Nacional de Habilitação Popular para a categoria B (carro). Ele entregou 20 CNHs Populares a cidadãos contemplados, além de presentear capacetes a aprovados na categoria A (moto) e anunciou outras ações para garantir a segurança no trânsito.
Além dos investimentos, o Governo do Estado está desonerando equipamentos para ciclistas e motociclistas. Bicicletas, capacetes para motos e protetor dianteiro e traseiro para motos terão as alíquotas de Imposto sobre Circulação e Serviços (ICMS) reduzidas de 17% para 7%.
Os municípios também serão abraçados por esse campanha, recebendo investimentos na estruturação e regulamentação do trânsito nos municípios. Uma parceria foi firmada com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), junto com as 57 cidades que possuem Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). O convênio prevê a instituição de um programa de incentivo de municipalização do restante dos municípios e seminários educativos nas 14 regiões do Estado. 

A campanha é estrelada por personalidades conhecidas dos cearenses: Xand Avião, da banda Aviões do Forró; os jogadores Ricardinho e Corrêa, representantes dos times do Ceará e Fortaleza; os humoristas Rossicléa e Tirullipa; a dupla sertaneja Luis Marcelo e Gabriel. 
Com o conceito Seja você a mudança no trânsito. Respeite a vida, a campanha tem o objetivo de reduzir o número de acidentes no Ceará a partir da educação no trânsito, abordando os riscos do consumo de álcool associado à direção e a cidadania no trânsito.
Na ocasião, foram assinados ainda os termos de cooperação com empresas e entidades ligadas ao ramo. Uma das novidades foi uma parceria com uma companhia de táxi, através de um aplicativo de celular, oferecendo desconto a quem não dirigir ao ingerir bebidas alcoólicas.
Presente no evento o superintendente do Detran, Igor Ponte, destacou que as ações preventivas passam a ser algo permanente e contínuo. Ele destacou que este ano, o Ceará vai registrar menos acidentes de trânsito que em 2015.
Os acidentes de trânsito representam uma das principais causas de morte no País. No Ceará, os dados do BPRE, mostram que de janeiro a outubro de 2015, foram registradas 337 mortes nas rodovias do Ceará, enquanto em 2014, no mesmo período, foram 423, representando redução de 20%.

Blog Manuel Sales

Comentários