Conheça os desafios para criação e desenvolvimento deste tipo de empresa no País.

Para o especialista em marketing e empreendedorismo, Leo Lacerda, são
empresas embrionárias e inovadoras que buscam um modelo de negócios
escalável e repetível. "Startups são basicamente negócios de baixo custo
que crescem de maneira rápida e consistente", avalia.
O especialista acredita que o negócio pode ser a "empresa do futuro".
Muitas vezes é difícil conseguir os investidores que possam viabilizar o
negócio; ou encontrar a cartela de clientes que alavancará a empresa
logo no início. Para o sucesso em qualquer área, uma boa gestão
estratégica é essencial, garante Lacerda. "Sem dúvida um dos quesitos
mais importantes para o sucesso de uma startup é o seu alinhamento com
as necessidades de seus clientes. É preciso primeiro estudar bem o
mercado, buscar oportunidades onde os concorrentes não tenham capacidade
de atender plenamente os desejos dos consumidores, enfim, resolver um
problema real. A partir daí pode-se estruturar soluções que sejam
inovadoras e diferenciadas para atender estes anseios mal resolvidos".
Segundo dados de 2015 da Associação Brasileira de Startups, ABStartups,
o Brasil possui mais de 4 mil startups; somente em Fortaleza são 65
empresas cadastradas. As plataformas podem ser desenvolvidas em forma de
aplicativo, site ou programa que fazem parte de um montante gigantesco
de softwares e serviços. A maioria dessas plataformas surge bem cedo,
por meio de pequenas ideias acrescidas de muito tempo de pesquisa.
Alunos e professores
Um grupo de estudantes de Engenharia de Computação e de Engenharia de
Produção da UFC desenvolveu a plataforma Nektar Aulas, uma ferramenta
digital que pretende facilitar a conexão entre professores particulares e
alunos interessados em ter aulas de matérias específicas. "Observamos
que pessoas tinham dificuldade de encontrar professores particulares que
atendessem às suas necessidades. Dessa forma, construímos uma
comunidade confiável, onde o perfil e a habilidade do professor é
reveladas antes mesmo da primeira aula", disse o estudante João Marcos
Vasconcelos, um dos responsáveis pelo projeto. Hoje o Nektar Aulas
possui 50 professores cadastrados, todos com seus perfis preenchidos.
De acordo com João Marcos, a referência são negócios baseados em
economia colaborativa, como sites e aplicativos de táxi, hospedagem e
outros serviços. Esse modelo foi levado para a área de educação,
especificamente com aulas particulares. O público-alvo é formado por
alunos, pais e pessoas com comprovada experiência em determinada área,
interessadas em compartilhar seu conhecimento.
"Nosso propósito é disseminar o conhecimento pelo mundo, inovando a
forma como professores particulares e alunos se conectam", afirma o
estudante. Além dele, também integram o projeto os universitários
Guilherme Lopes, Romário Alves e João de Souza, da Engenharia de
Computação, assim como Rayanna de Medeiros, da Engenharia de Produção
Mecânica. Todos participam ou já participaram de empresas juniores em
seus cursos.
Mercado virtual
Substituir papéis. Esse foi o mote para criar a plataforma Agenda Kids.
A proposta é enviar comunicados escolares aos pais dos alunos por meio
de aplicativo no telefone celular. Uma ideia que, em menos de um ano,
gerou faturamento de R$ 200 mil aos seus idealizadores. Atualmente, a
startup possui mais de 130 escolas na base espelhadas em 14 estados do
Brasil e prevê atingir 400 instituições de ensino até do fim de 2016.
O mecanismo é simples. Por meio de um smartphone, tablet, e-mail ou
outro equipamento que acesse a internet através de um navegador, os pais
têm acesso em tempo real aos comunicados, eventos, mensagens
individuais sobre os seus filhos. Também é possível acompanhar o mural
de fotos, resumo do dia com dados de alimentação e descanso, entre
outras funções.
6 Passos para montar uma STARTUP.
Diário do Nordeste
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