Startups são as empresas do futuro.

Conheça os desafios para criação e desenvolvimento deste tipo de empresa no País.


Empresas jovens, especialmente aquelas ligadas à tecnologia, passaram a ser chamadas de startups. Para muitas pessoas abrir uma virou um projeto de vida e há muitas novidades neste segmento. Mas afinal, o que caracteriza uma startup?
Para o especialista em marketing e empreendedorismo, Leo Lacerda, são empresas embrionárias e inovadoras que buscam um modelo de negócios escalável e repetível. "Startups são basicamente negócios de baixo custo que crescem de maneira rápida e consistente", avalia.
O especialista acredita que o negócio pode ser a "empresa do futuro". Muitas vezes é difícil conseguir os investidores que possam viabilizar o negócio; ou encontrar a cartela de clientes que alavancará a empresa logo no início. Para o sucesso em qualquer área, uma boa gestão estratégica é essencial, garante Lacerda. "Sem dúvida um dos quesitos mais importantes para o sucesso de uma startup é o seu alinhamento com as necessidades de seus clientes. É preciso primeiro estudar bem o mercado, buscar oportunidades onde os concorrentes não tenham capacidade de atender plenamente os desejos dos consumidores, enfim, resolver um problema real. A partir daí pode-se estruturar soluções que sejam inovadoras e diferenciadas para atender estes anseios mal resolvidos".
Segundo dados de 2015 da Associação Brasileira de Startups, ABStartups, o Brasil possui mais de 4 mil startups; somente em Fortaleza são 65 empresas cadastradas. As plataformas podem ser desenvolvidas em forma de aplicativo, site ou programa que fazem parte de um montante gigantesco de softwares e serviços. A maioria dessas plataformas surge bem cedo, por meio de pequenas ideias acrescidas de muito tempo de pesquisa.
Alunos e professores
Um grupo de estudantes de Engenharia de Computação e de Engenharia de Produção da UFC desenvolveu a plataforma Nektar Aulas, uma ferramenta digital que pretende facilitar a conexão entre professores particulares e alunos interessados em ter aulas de matérias específicas. "Observamos que pessoas tinham dificuldade de encontrar professores particulares que atendessem às suas necessidades. Dessa forma, construímos uma comunidade confiável, onde o perfil e a habilidade do professor é reveladas antes mesmo da primeira aula", disse o estudante João Marcos Vasconcelos, um dos responsáveis pelo projeto. Hoje o Nektar Aulas possui 50 professores cadastrados, todos com seus perfis preenchidos.
De acordo com João Marcos, a referência são negócios baseados em economia colaborativa, como sites e aplicativos de táxi, hospedagem e outros serviços. Esse modelo foi levado para a área de educação, especificamente com aulas particulares. O público-alvo é formado por alunos, pais e pessoas com comprovada experiência em determinada área, interessadas em compartilhar seu conhecimento.
"Nosso propósito é disseminar o conhecimento pelo mundo, inovando a forma como professores particulares e alunos se conectam", afirma o estudante. Além dele, também integram o projeto os universitários Guilherme Lopes, Romário Alves e João de Souza, da Engenharia de Computação, assim como Rayanna de Medeiros, da Engenharia de Produção Mecânica. Todos participam ou já participaram de empresas juniores em seus cursos.
Mercado virtual
Substituir papéis. Esse foi o mote para criar a plataforma Agenda Kids. A proposta é enviar comunicados escolares aos pais dos alunos por meio de aplicativo no telefone celular. Uma ideia que, em menos de um ano, gerou faturamento de R$ 200 mil aos seus idealizadores. Atualmente, a startup possui mais de 130 escolas na base espelhadas em 14 estados do Brasil e prevê atingir 400 instituições de ensino até do fim de 2016.
O mecanismo é simples. Por meio de um smartphone, tablet, e-mail ou outro equipamento que acesse a internet através de um navegador, os pais têm acesso em tempo real aos comunicados, eventos, mensagens individuais sobre os seus filhos. Também é possível acompanhar o mural de fotos, resumo do dia com dados de alimentação e descanso, entre outras funções.

6 Passos para montar uma STARTUP.


Diário do Nordeste

Comentários