Nova Russas: Prática do Ciclismo cresce bastante na Região.

Em Nova Russas uma prática que voltou a tona há um pouco mais de um ano, foi a volta da prática do ciclismo por parte de vários populares do município. O movimento teve início logo após que algumas pessoas juntaram um grupo e criaram o grupo "Nova Russas Bike Night", percorrendo as principais ruas da cidade de forma sinalizada e organizada, durante determinados horário a noite, e em seguida por parte de alguns de criar um grupo de Montain Bike, chamado de "Giro Bike Team". Logo após a vontade por parte de vários praticantes do ciclismo foi aumentando cada vez mais, indo participar de campeonatos da modalidade, alguns como o campeonato Norte Cearense de montain bike que aconteceu em 7 etapas em 7 cidades diferentes: Aracatiaçú, Ubajara, Ipú, Cariré, Guaraciaba do Norte, Tianguá, Sobral, dividido em várias categorias.
Nesse Domingo (15/11), alguns participantes desse grupo ciclístico de Nova Russas, participaram de um evento do Ciclismo em Ubajara chamado de "1º Circuito Azul de Ubajara".

Durante esse evento em Ubajara, Adílio Miranda que é um dos integrantes do "GIRO BIKE TEAM", foi entrevistado por um repórter da TV Record, e falou do ótimo lugar que a cidade de Ubajara proporciona para a prática do "Montain Bike".
 








 


Como toda prática esportiva, o ciclismo traz grandes benefícios ao organismo e ao coração de uma forma global e integrada, e vale lembrar que é fundamental a utilização de trajes e equipamentos apropriados à prática do esporte, como o uso de capacete.

Pedalar é uma das atividades mais completas, pois movimenta todo o corpo.

- Combate estresse e depressão: As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão.
 
- Emagrece: Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda de peso, no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal.

Faz ser mais feliz e ter bom sono: O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas - que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.

- Reduz colesterol e triglicérides: Com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.
- Evita o infarto: Ocorre também diminuição da glicemia, controlando o diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio. 



- Diminui a pressão arterial: Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas.

- Aumenta a imunidade: com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.

- Melhora a Respiração: O esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos.

- Garante boa forma e fôlego de atleta: A prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular.

Redação: Luiz Sousa
Fotos: Adílio Miranda

Comentários

  1. O ciclismo é uma atividade esportiva muito boa e indicado para todas as idades, caso alguém tenha interesse em conhecer melhor basta me procurar (88) 9 9904 6200

    ResponderExcluir
  2. O ciclismo é uma atividade esportiva muito boa e indicado para todas as idades, caso alguém tenha interesse em conhecer melhor basta me procurar (88) 9 9904 6200

    ResponderExcluir

Postar um comentário