Moradores protestam contra morte de jovens em chacina de 11 em Fortaleza.

Manifestação ocorreu no Bairro Curió, na Grande Messejana.
Moradores levaram faixas, cartazes e pediam mais segurança e justiça.


Moradores do Bairro Curió, em Fortaleza, realizaram uma manifestação na manhã deste domingo (15) pedindo mais segurança na região e por justiça na apuração da morte dos jovens assassinados na chacina que matou 11 pessoas na Grande Messejana na madrugada da última quinta-feira (12).

O grupo caminhou pelas ruas do bairro levando faixas e cartazes que mostravam o luto da população pelo assassinato de Antonio Alisson Inácio Cardoso, 17 anos, e Pedro Alcântara Barroso do Nascimento Filho, 18 anos. Os manifestantes também traziam balões pretos e brancos e gritavam palavras de ordem como "Justiça". No meio da caminhada, o grupo parou e fez uma oração no local onde quatro pessoas morreram, incluindo os jovens Pedro e Alisson. A mãe de Pedro, Catarina Ferreira Cavalcante, também participou do protesto.


Na sexta-feira (13), ela afirmou durante o velório do filho que ele era inocente e que teve uma morte cruel. "Ele estava a 30 metros de casa. Ele correu para porta de casa pedindo ajuda. Essa criança morreu nos meus braços", afirmou Catarina Ferreira Cavalcante. Pedro Alcântara e Antonio Alisson foram alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Terezinha Ferreira Parente. De acordo com o diretor da instituição, Adriano Nascimento da Silva, eles eram considerados "tranquilos". "Eles estudaram conosco até 2013 e nunca apresentaram nenhum comportamento que comprometesse a conduta deles. O Pedro continuava na escola participando da banda. O clima está muito tenso na escola, de muito pesar", disse.

 

Mais protestos
É o segundo protesto para lembrar as vítimas da chacina na Grande Messejana neste fim de semana. Na noite de sexta-feira, os amigos de Jardel Lima dos Santos e Alef Sousa Cavalcante, realizaram uma manifestação  contra o assassinato de jovens da periferia das cidades brasileiras. "Contra o extermínio da juventude negra", dizia a faixa carregada pelo grupo.
Jardel foi morto após sair para jogar futebol com os amigos, como fazia de costume, segundo o pai do garoto, Antônio dos Santos. "Passei a noite no pé dessa porte, esperando meu filho abrir essa porta. Ontem à noite não consegui... eu saber que meu filho está sepultado, não vai voltar", lamenta o pai. O pai do garoto cobra investigações rigorosos sobre o caso. "Que ao menos a justiça seja feita. Secretário, governador, deem uma resposta pra sociedade", reivindica.
Três dos 11 mortos tinham crimes leves.


O titular da Secretaria de Segurança e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Delci Teixeira, falou pela primeira vez nesta sexta-feira (13) sobre a série de assassinatos ocorridos de quarta-feira (11) para quinta-feira (12) na Grande Messejana, em Fortaleza. Em entrevista ao CETV 1ª Edição, o secretário afirmou que apenas duas das 11 vítimas tinham passagens pela polícia por crimes de ''potencial leve''.

Um dia depois da entrevista do secretário, a SSPDS informou que mais uma das vítimas, Valmir Ferreira da Conceição, tinha antecedente criminal por crime de ameaça, totalizando, então três pessoas com passagens pela polícia.

Teixeira afirmou ainda que a que série de homicídios pode ser a maior chacina já registrada no estado e chamou de "descabida e desmedida", se comprovada, a motivação do crime ter sido vingança pela morte do policial Vanterberg Chaves.A SSPDS já identificou os mortos. "Fizemos o levantamento dessas pessoas todas. Elas já estão identificadas. O que se está buscando, se eles têm passagem pela polícia. Muitos são jovens, menores, uma quantidade muito grande de menores, quase 50% das pessoas que foram mortas são menores, mas dessas pessoas todas foi verificada se passaram pela polícia e tivemos apenas duas com envolvimento, mas algo num potencial muito leve, que é um acidente de trânsito e pensão alimentícia, o que não justifica uma morte".Secretário comenta suposta ação de PMs.
Sobre a hipótese de retaliação à morte do policial assassinado ao tentar defender a esposa de um assalto, o secretário avalia como "criminosa, desmedida e decabida" a suposta responsabilidade de policiais. "Fica para nós ainda o questionamento de porque seria uma retaliação, porque na verdade a morte do policial não foi em razão de ele ser policial ou de estar em serviço naquele momento. Foi uma tragédia que ocorreu quando sua esposa estava sendo assaltada e ele em sua hora de folga teria reagido e teria sido morto. Talvez as pessoas que o executaram nem soubesse que era policial. Então, se ela ia vingar, vai nos surpreender (...) entenderíamos que seria totalmente descabida e desmedida porque uma reação desse porte não seria justificada mesmo porque nós temos esse tipo de tragédia quase todos os dias, com pessoas sendo assassinadas", reforçou.O secretário soube do crime quando estava depondo numa Comissão Parlamentar de Inquérito sobre morte de menores no Senado e que se reuniu com o governador na noite desta quinta-feira. "Tomamos diversas medidas no envio de tropas especiais. Pedimos o apoio da Controladoria para que trabalhasse junto conosco nessa apuração e estamos trabalhando. Vamos ver quais os resultados a serem obtidos. Agora, nossa grande responsabilidade no momento é trazer tranquilidade àquela região. Isso nós temos obrigação de providenciar o mais rápido possível".

 Lista com o nome das vítimas da Chacina.
Bairro Nome Idade Data e hora do homicídio Atecedente
Curió Antônio Alisson Inácio Cardoso 17 12 de novembro, 0h20 Crime de trânsito
Curió Jardel Lima dos Santos 17 12 de novembro, 0h20 Nenhum
Curió Álef Sousa Cavalcante 17 12 de novembro, 1h54 Nenhum
Alagadiço Novo Marcelo da Silva Mendes 17 12 de novembro, 1h54 Nenhum
Alagadiço Novo Patrício João Pinho Leite 16 12 de novembro, 1h54 Nenhum
São Miguel Jandson Alexandre de Sousa 19 12 de novembro, 3h33 Nenhum
São Miguel Francisco Enildo Pereira Chagas 41 12 de novembro, 3h33 Nenhum
São Miguel Valmir Ferreira da Conceição 37 12 de novembro, 3h33 Ameaça
Messejana Pedro Alcântara Barroso 18 12 de novembro, 3h57 Pensão alimentícia
Messejana Marcelo da Silva Pereira 17 12 de novembro, 3h57 Nenhum
Messejana Renayson Girão da Silva 17 12 de novembro, 3h57 Nenhum
Messejana Valtermberg Chaves Serpa - - Nenhum
Fonte: Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social

G1.com

Comentários