Varejo do País se une contra CPMF.

Terminou nessa Quarta-feira (28/10) em Brasília, o II Fórum Nacional do Comércio. A volta da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), o excesso da carga tributária, mas principalmente a carga de trabalho intermitente foram os principais assuntos em pauta nos dois dias do evento, segundo explicou o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o cearense Honório Pinheiro.
Paulo Solmucci, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), explicou porque a regulamentação do trabalho intermitente, pelo Congresso Nacional, é o ponto mais importante em pauta no evento. "A jornada intermitente é uma jornada móvel. Com ela, haverá a possibilidade do empregado se adequar as demandas do empregador e vice-versa. Além disso, existe um enorme contingente de brasileiros, principalmente jovens e terceira idade, com o desejo e disponibilidade de trabalho em jornadas reduzidas e flexíveis".
Segundo Honório Pinheiro, é importante mudar também as formas já existentes de contratação de trabalhadores. "A legislação trabalhista atual que permite apenas a contratação de mão de obra em jornadas fixas e de 44 horas semanais não atende a necessidade do setor. Nossa legislação é de 1942 e focada na indústria e não no setor de comércio e serviços, que hoje é um dos principais geradores de emprego do Brasil. Vamos lutar no Congresso pela normatização da jornada intermitente e demonstrar a necessidade da utilização das jornadas móvel e reduzida".
Objetivos
Um dos objetivos do Fórum, segundo seus organizadores, é unificar o discurso das entidades que representam os vários setores do comércio varejista, e que integram a União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (Unecs). "Nesta segunda edição do Fórum Nacional do Comércio, ressaltamos a importância do varejo no Brasil e discutimos propostas para o desenvolvimento em conjunto de empresas, indústrias, instituições e prestadores de serviços que têm interesse no desenvolvimento dessa classe", explicou Honório.
Ferramentas
"Ao promover esse encontro de negócios, temos a pretensão de disponibilizar ferramentas para a evolução do varejo e, assim, estimular a economia do país. Por se tratar do desenvolvimento do comércio e serviço, a participação de todos os membros da Unecs nesse encontro foi de fundamental importância", explica Honório Pinheiro.
Além da CNDL, integram a Unecs a Abrasel, a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil.
Unecs
Criada em 2014, a Unecs possui sete entidades que, juntas, respondem por um faturamento de R$ 1 trilhão e pela geração de 9,91 milhões de empregos diretos no País.

Diário do Nordeste

Comentários