No CE, bancários do BB, Caixa e BNB vão fazer nova reunião nesta quarta.

Sindicato do Ceará rejeitou a proposta de 10% do Fenabam.
Bancos particulares já retomaram atividades. 



Bancários do Banco do Brasil (BB), na Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Nordeste (BNB) vão realizar uma assembleia nesta quarta-feira (27), às 17h, na sede do sindicato, para debater sobre a continuidade ou não da greve que dura há 22 dias no estado. Os bancários do setor privado decidiram nesta terça encerram a greve. A informação é do Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb-CE).
De acordo com o Seeb-CE, os bancários das três instituições seguem mantendo a proposta inicial que é de reajuste salarial de 16% com piso de R$ 3.299,66. Ainda segundo o Seeb-CE haverá
Além do aumento salarial, a categoria local pede melhores condições de trabalho, maior segurança nas agências bancárias, principalmente, na Região Metropolitana e no interior do estado, com a implantação dos equipamentos de segurança garantidos no Estatuto de Segurança Bancária, aumento do número de contratação, fim do assédio moral e cobranças abusivas de metas.

Reajuste salarial de 10%
A última proposta apresentada pela Fenaban foi de reuste salarial de 10%, aplicáveis aos salários, benefícios e participação nos lucros, além de correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), os bancos aceitaram também abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas.
Assim, os bancários que aceitaram a proposta irão compensar, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro. Inicialmente, os bancos ofereceram um reajuste de 5,5%, enquanto os bancários reinvindicavam uma correção de 16% nos salários.

"A nova proposta da Fenaban, apresentada no 19º dia da greve, significa a manutenção do modelo que vinha sendo colocado em prática nos últimos anos, de reposição integral da inflação mais aumento real e abono parcial dos dias parados", informou a Contraf, em nota.
Em 12 meses, até setembro, a inflação acumulada chegou a 9,77%, segundo o IPCA-15, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: G1

Comentários