Canadenses de olho no setor de TI do Estado do Ceará.

Canadenses que visitaram o Ceará são da região de Ontário, considerada eficiente polo para negócios globais e um dos principais acessos aos mercados norte-americanos.



As vantagens de se investir no setor da Tecnologia da Informação e Comunicação no Ceará foram apresentadas ontem pelo presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa, em uma reunião com um grupo de investidores do Ontário Technology Corridor (OTC), no Canadá. Da mesma forma, os estrangeiros apresentaram o potencial que possuem na mesma área.
"Neste seminário, nós informamos que no Ceará temos, somente na graduação, quatro mil estudantes. Estamos preparando uma base muito significativa e nós queremos que esses estudantes permaneçam aqui no Estado ajudando a gerar riqueza. Para isso acontecer, precisamos que as empresas estejam aqui. Falo não só daquelas jovens, novas, que nascem no Estado, como também das que andam pelo mundo afora e, muitas vezes, desconhecem a existência de estados com condições tão boas, como o Ceará", disse o político Inácio Arruda.
De acordo com a Adece, "representantes canadenses vieram a Fortaleza para explorar oportunidades de negócios, investimentos e atividades comerciais, principalmente na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Digital Media por meio do seminário 'Oportunidade de cooperação em Tecnologia da Informação e Comunicação Ceará - Canadá'".
Para tal, na companhia do presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (CS TIC), Márcio Braga, o presidente da Adece apresentou os programas 'Balcão do Investidor', que recebe as demandas dos empresários pela internet, e também o 'Oportunizar', que trabalha na inserção de jovens no mercado de trabalho.
Braga ainda destacou o potencial da TIC no Estado, com 900 empresas que geram mais de 15 mil empregos.
Canal fácil para os EUA
Larry MacKinnon, diretor da The London Economic Development Corporation; Walt Hutching, presidente da Seabro Inc.; e Blair Patacairk, diretor administrativo de investimento e comércio da OTC; apresentaram a região de Ontário - que engloba a área da Grande Toronto, Ottawa, Waterloo, a cidade de Londres e região de Niágara - como um "eficiente polo para negócios globais e um dos principais acessos aos mercados norte-americanos".
O chamado corredor tecnológico de Ontário ostenta números gigantescos, como o emprego de mais de 260 mil pessoas, em cerca de 6.400 empresas de TIC, " atuando em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Ontário e com o Departamento do Governo Federal de Negócios Estrangeiros para Comércio Internacional no Canadá".
"Além da estratégica posição geográfica, sua estrutura e organização fazem de Ontário um dos principais centros econômicos das Américas", ressalta a nota da Adece.

Diário do Nordeste

Comentários