Fortaleza: Ação sensibiliza mães sobre aleitamento materno nos postos de saúde

Resultado de imagem para aleitamento maternoDe 3 a 7 de agosto, os postos de saúde e hospitais municipais oferecem atividades voltadas para gestantes e profissionais de saúde alusivas à Semana Mundial da Amamentação (SMAN). Um desses momentos desta segunda-feira (3) foi o mamaço, realizado no Posto de Saúde Hélio Góes, no Conjunto Alvorada, quando as mães, coletivamente, amamentaram à seus bebês como um ato simbólico da importância do aleitamento materno nos primeiros dias de vida da criança.
 
Conforme a coordenadora da unidade, Solange Sampaio, o objetivo da ação é estimular o hábito da amamentação, pois o leite materno é alimento essencial nos primeiros seis meses de vida do bebê e promove diversos benefícios para a criança e para a mãe. Além disso, ela explicou que durante aa amamentações, as enfermeiras da unidade puderam avaliar as mães participantes quanto ao modo de segurar o bebê e da amamentação em si, orientando sobre a maneira correta de aleitar cada criança.
 
Ainda entre as atividades propostas, estão a apresentação de documentários, visitas domiciliares, orientações sobre a dieta adequada para as lactantes e sobre a saúde bucal do recém-nascido, entre outras. A enfermeira do posto Hélio Góes, Andressa Feitosa, recomenda às mães que qualquer problema durante a amamentação, como fissuras nos mamilos ou mastite, as mães devem procurar o posto de saúde mais próximo.
 
Mirla Delfino está prestes a ter seu quarto bebê, uma menina. Ela conta que apesar de ter sido resistente na primeira gravidez, que aconteceu aos 14 anos, atualmente reconhece a importância da amamentação. "Muita gente tem algum tipo de abalo psicológico, por isso é importante, também, o apoio do parceiro. Toda mãe deveria amamentar" afirma.
 
Já Eliane Morais teve o primeiro filho, há 23 anos, mas não o amamentou. Agora, com a chegada do segundo bebê, ela resolveu fazer diferente. "Meu primeiro filho foi para a incubadora, então eu não criei o hábito. Agora, com a palestra, eu vi como é importante e não vou deixar de amamentar", explica.
 
Saiba mais
 
O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê, pois contém substâncias como anticorpos e glóbulos brancos, essências para proteger o bebê contra doenças. O próprio ato de mamar promove uma melhor flexibilidade na articulação das estruturas da fala e estimula o padrão respiratório nasal do bebê. 
 
Também há vantagens para a mãe, como a queima de calorias, facilitando a volta ao seu peso; o regresso mais rapidamente do útero ao seu tamanho normal; a proteção contra a osteoporose e a prevenção do câncer de mama e de ovário. 

Comentários