Camilo promete não subir tributos aos comerciantes cearenses

Encontro entre representantes da Câmara Setorial do Comércio do Ceará e o governador Camilo Santana aconteceu no Palácio da Abolição, sede do governo, na manhã dessa quarta-feira (26).

Menos impostos e burocracia foi o foco da primeira reunião entre o governador Camilo Santana e a Câmara Setorial do Comércio, quando o chefe do Executivo estadual se comprometeu - segundo afirmou Freitas Cordeiro, presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL) - a não aumentar e não criar novos tributos no Ceará.
"Foi uma provocação e um pedido nosso, e ele (Camilo) disse que não deve incrementar (mais impostos), de que não teria isso", contou Freitas.
Conforme revelou o líder classista, na reunião realizada ontem pela manhã, Camilo se mostrou sensível aos apelos do setor que representa 75% do Produto Interno Bruto (PIB) cearense. Na conversa com o governador, Freitas afirmou que "as empresas estão todas exauridas e a saída tem de ser outra (e não o aumento de impostos pelo Estado), pois não foram responsáveis pela crise, ao contrário, também são vítimas".
O presidente da FCDL disse acreditar que o modelo empregado nos últimos anos no Ceará, onde a base de contribuintes aumentou, aliviando a pressão sobre poucos e expandindo também a arrecadação do Estado, é o mais adequado para garantir a saúde das empresas e, consequentemente, da economia cearense. "Nós continuamos com o governo, contribuindo para o desenvolvimento do setor, mas não estamos pedindo favor", ponderou, lembrando do peso do comércio na geração de empregos e na arrecadação.
Mais dinamismo
Especificamente sobre a diminuição da burocracia para o setor privado, Freitas revelou também que apontou ao governador a Junta Comercial como o gargalo para a Rede Sim no Ceará. Em resposta, Camilo garantiu a modernização da Jucec para compartilhar informações com a Secretaria da Fazenda, a Secretaria de Finanças e a Receita Federal - todas capazes de cumprir a missão de diminuir a quantidade de dias para abrir uma empresa, segundo acredita o presidente da FCDL.
Outro projeto apresentado ao chefe do executivo estadual pelos representantes do comércio é a simplificação no trâmite para reconhecimento de firma, o qual propõe a diminuição desta exigência em alguns processos e que também teve sinalização positiva do Estado.
Fortalecimento
Na busca de fortalecer o comércio local, os empresários ainda apresentaram o projeto para que os comerciantes fossem incluídos nas compras governamentais, assim como os que fazem parte da Simples Nacional. A demanda comunga com outros dois também apresentados ontem. O primeiro é a implementação do Fundo de Desenvolvimento do Comércio Varejista e do Código de Defesa do Contribuinte, ambos regulamentados e prontos para vigorar.
Demais temas
O pedido de investimento em segurança pública nos polos comerciais e o compromisso de endossar a campanha pelo hub da TAM em Fortaleza - a partir de veículos e vitrines de lojas adesivadas - fecharam a pauta de discussão entre os representantes do comércio e o governador.

Comentários