Empreendedorismo: Tauá realiza XV feira de Negócios do Inhamuns

Os organizadores do evento estimam que a Feneri atinja o público visitante de 13 mil pessoas e um volume de negócios na ordem de R$ 800 mil.

Tauá Apesar da queda nas vendas do varejo, que atinge grandes e pequenos centros urbanos, mediante a crise econômica que o País enfrenta, empresários locais estão animados com a realização da XV Feira de Negócios da Região dos Inhamuns (Feneri). O evento será aberto hoje (9) e prossegue até sábado (11), no Parque da Cidade. Neste ano, a novidade é a abertura de espaço para o setor agropecuário.
Estimativa
Os organizadores do evento, em avaliações feitas com base em resultados da edição passada, estimam que a Feneri atinja o público visitante de 13 mil pessoas e um volume de negócios na ordem de R$ 800 mil.
A promoção é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE) e o evento é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Tauá, Banco do Nordeste (BNB), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Empresarial de Tauá.
Periodicidade
A feira tem periodicidade anual e, em seus bem sucedidos 15 anos de realização, se consolidou como o principal evento de fomento ao comércio, indústria, artesanato e prestação de serviços da região do Inhamuns (Tauá, Quiterianópolis, Aiuaba, Arneiroz e Parambú). Em sua estrutura, a Feneri contará com nada menos do que 60 estandes para expositores comerciais; uma tenda de exposição de artesanato, para oito grupos de artesãos da região; uma arena para demonstração de produtos; e desfile de moda.
Segmentos
A Feneri tem por objetivo criar o espaço de comercialização, divulgação e troca de experiências, onde fornecedores, compradores e consumidores do varejo possam celebrar negócios. Os segmentos presentes são comércio, serviços, indústria e artesanato, além de produtos derivados da agricultura familiar.

Caravanas
O Sebrae articula o deslocamento de caravanas que virão dos municípios de Parambu, Quiterianópolis, Arneiroz e Aiuaba conduzindo empresários interessados em conhecer e aproveitar as oportunidades de negócios promovidos. O esforço é para facilitar mais oportunidades a pequenos empreendedores. Nos últimos anos, os negócios vêm sendo ampliados. Produtores rurais estarão presentes, tornando maior a oportunidade de varejo para o setor do agronegócio regional e para a exposição de produtos e serviços de microempreendedores individuais.
A Feira atrai também fornecedores, os quais vêm de outros centros do País, a fim de oferecer seus produtos ao empresariado local. As agências bancárias também estarão nos três dias da Feira orientando lojistas acerca de linhas de crédito e financiamentos. "Outro aspecto importante que caracteriza a Feneri é sua importância enquanto elemento de promoção cultural", ressalta o coordenador geral do evento, Marcélio de Souza Costa.
A cada ano que passa, o evento conta com uma variada programação de lazer, música ao vivo, que busca valorizar e promover elementos marcantes da cultura da região.
Roupas artesanais
Os desfiles de moda foram mantidos. Eles se constituem em uma das principais atrações, já que reúnem elevado público. Neste ano, apresenta inovação. Além dos caracteres convencionais das lojas de moda que estão com seus produtos nos estandes, haverá também mostra de roupas artesanais.
Grupos de artesanato sob orientação do Sebrae, na região dos Inhamuns, que produzem moda por meio do bordado, crochê e outras atividades afins mostrarão para os visitantes sua produção, por meio de desfile.
"Com essa abertura de encaixar o artesanato nos desfiles de moda, temos como proposta a valorização do que é produzido aqui na região", frisou Costa. "São peças muito bonitas, produzidas com qualidade e dedicação e o público terá a oportunidade de conferir no desfile e adquirir com os artesãos locais", explica Marcélio de Souza Costa.
Reunir em um só espaço negócios e lazer cultura. É essa a ideia dos organizadores para alcançar o objetivo do evento que é a celebração de boas vendas e aquecimento do comércio regional. A Feira se firma como um importante evento no calendário de atrações do município de Tauá e também da região.


Comentários