Câmara dos deputados aprova redução da maioridade penal

 
Com 323 votos a favor, 155 contra e duas abstenções, a Câmara dos Deputados aprovou a redução da maioridade de 18 para 16 anos para crimes hediondos, na madrugada desta quinta-feira, 2, após uma manobra do presidente da Casa, Eduardo Cunha.
Na madrugada anterior, proposta semelhante foi rejeitada em plenário, com 303 votos a favor, quando era necessário 308 (3/5 dos deputados).
A nova redação foi produto de uma emenda aglutinativa, que uniu propostas de emendas de vários deputados. A articulação, feita pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha, foi semelhante à feita em maio para garantir a aprovação do financiamento privado de campanhas eleitorais. Derrotado em primeiro texto, Cunha colocou proposta semelhante em votação no dia seguinte e venceu.
"Vai (ser votado hoje). Está de novo (para ser votado) todas as emendas que forem apresentadas e o texto original. Eu era favorável à redução plena. Eu estou com raiva que eu não posso votar. Eu pretendo que se reinterprete o regimento para que eu possa votar", disse Cunha antes da votação ao site G1.

A diferença entre o texto derrotado para o aprovado é que o tráfico de drogas, o roubo qualificado, o terrorismo e a tortura foram excluídos do rol de crimes que levaria o jovem com menos de 18 anos de idade a responder como um adulto. Agora, a proposta será votada, também em dois turnos,no Senado.


A matéria ainda precisa ser apreciada em segundo turno para depois seguir ao Senado.

Votação dos deputados cearenses:
Moroni Torgan            CE       Sim
Chico Lopes   CE       Não
André Figueiredo        CE       Não
Adail Carneiro CE       Não
Aníbal Gomes CE       Sim
Danilo Forte    CE       Sim
Vitor Valim      CE       Sim
Moses Rodrigues       CE       Sim
Cabo Sabino   CE       Sim
Gorete Pereira           CE       Sim
Ronaldo Martins         CE       Sim
Antonio Balhmann      CE       Sim
Leônidas Cristino        CE       Não
Raimundo Gomes de Matos CE       Sim
José Airton Cirilo        CE       Não
José Guimarães         CE       Não
Luizianne Lins CE       Não
Odorico Monteiro       CE       Não
Arnon Bezerra            CE       Não

Comentários