
Quanto ao principal computador utilizado em casa, a maioria dos entrevistados (56%) cita o notebook, seguido pelo desktop (31%), tablet (7%), notebook 2 em 1 (2%), All-in-One (2%) e outros (3%). E 95% dos brasileiros consultados indicam que utilizam o equipamento doméstico para acesso à internet.
Quando questionados sobre os principais usos do computador e do tablet,
85% dos entrevistados afirmam que preferem o PC para assistir filmes e
séries, 74% para navegar na internet, 73% para acessar e-mails, 60% para
ler notícias. O tablet é tão preferido quanto o computador pelos
usuários para conversa com amigos e familiares e também para acessar
redes sociais.
A pesquisa aponta ainda que Dell e Apple são as marcas
preferidas de computadores entre os brasileiros, ambas citadas por 22%
dos entrevistados. Entre os homens, a Dell desponta como líder de
preferência, com 25% das citações.
“A preferência dos usuários pela Dell reflete um esforço coordenado que
fizemos nos últimos anos. A Dell tem investido fortemente em inovação, o
que se reflete em um portfólio completo de soluções voltadas a oferecer
a melhor experiência para os usuários e que inclui novos formatos, como
os 2 em 1”, afirma Luis Gonçalves, Presidente da Dell Brasil. “No país,
saltamos da quarta para a primeira posição nas vendas totais de PCs no
primeiro trimestre de 2015¹. Isso é um reflexo direto dessa percepção
dos diferenciais da marca, que incluem a qualidade dos produtos e dos
serviços, um atendimento diferenciado, a expansão das vendas por canais e
no varejo – onde ampliamos em cinco vezes o número de lojas que
comercializam produtos no país em 2014 – e o posicionamento da Dell como
uma fornecedora de soluções de TI ponta-a-ponta”, complementa.
Quase metade dos entrevistados quer comprar um novo computador
O estudo do Ibope Conecta aponta que 34% dos entrevistados comprou o
principal computador de uso doméstico há mais de dois anos e 46%
pretendem adquirir um novo equipamento nos próximos seis meses. O
levantamento constata que ¼ dos brasileiros que já possuem computador
planeja comprar um notebook no período.
Quanto aos principais atributos buscados em um novo computador estão:
processador (57%), marca (22%) e memória RAM (8%). Ainda segundo o
estudo, 78% consideram o Suporte em Domicílio como um diferencial
importante no momento de decisão de compra. “A Dell foi pioneira nesse
tipo de suporte no Brasil e, ainda hoje, é uma das únicas empresas de
computadores a oferecer essa facilidade no varejo”, destaca Luis
Gonçalves.
Sobre as ferramentas utilizadas para analisar a compra de um novo
computador, a internet representa o principal influenciador: 33% dos
entrevistados pela pesquisa afirmam que utilizam lojas online para
avaliação, 29% se baseiam em análises na web e 1% usam opiniões nas
redes sociais. Além disso, 19% vão a lojas físicas, 13% buscam a
indicação de amigos e conhecidos e 1% procuram matérias na imprensa.
Quando questionados sobre quais os formatos de computadores que
sobreviverão em longo prazo, 55% citam o notebook, 44% o notebook 2 em
1, 31% o tablet, 27% o All-in-One e 18% o desktop.
Mais de 70% acessam o email profissional no computador pessoal
Outra importante conclusão do estudo conduzido pelo Ibope Conecta é a
de que entre os entrevistados que trabalham (77%), 57% têm permissão da
empresa para uso do computador pessoal no ambiente profissional. Além
disso, 76% afirmam que acessam o e-mail profissional do PC ou tablet
pessoal e 46% têm acesso a arquivos e documentos da empresa. Por outro
lado, 15% admitem que a companhia na qual trabalham não está ciente
desse uso do equipamento próprio para acessar informações corporativas.
“Esse uso dos equipamentos pessoais no ambiente profissional, também conhecido como BYOD (Bring Your Own Device),
representa um caminho sem volta e as empresas precisam estar preparadas
para isso. Para facilitar esse processo, hoje a Dell oferece
computadores e tablets com recursos que permitem uma fácil integração à
rede corporativa, bem como outras soluções que facilitam a gestão e a
segurança das informações”, reforça o Presidente da Dell Brasil. “O
portfólio inclui não só equipamentos voltados a atender esse conceito de
BYOD quanto software, serviços e acessórios para facilitar o
compartilhamento e o controle de uso doméstico e corporativo”,
complementa.
Comentários
Postar um comentário