Novo IJF, começará a ser instituido neste ano.

Ceará 247 - Uma parceria entre o Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza irá garantir a ampliação do Instituto Dr. José Frota (IJF), o maior hospital da rede pública de saúde do Ceará. O anúncio foi feito hoje, em coletiva de imprensa, pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros), e o governador Camilo Santana (PT).

Uma nova torre será erguida onde se encontra o estacionamento para funcionários, em frente ao atual prédio do IJF, que serão interligados por passarelas. Em cinco pavimentos, o hospital contará com 206 novos leitos, incluindo os de retaguarda e suporte, recuperação e UTI (30 convencionais e 20 intermediários). Somados aos 461 já existentes, serão 667 leitos disponíveis para a população. O IJF 2, como vem sendo chamado, ganhará também novo centro cirúrgico, sala de hemodinâmica e ressonância magnética, centro multiuso e estacionamento no subsolo. “Com essa ampliação, não teremos mais pacientes nos corredores”, afirmou Roberto Cláudio. O prefeito anunciou também uma intervenção no trecho da rua Antonio Pompeu que passa em frente ao hospital. Ela será interditada e transformada em uma área de convivência, com nova entrada para ambulâncias.

As obras de construção do IJF 2 e da reforma do atual prédio custarão aos cofres públicos R$ 74.623.732,66 milhões. Destes, 50% oriundos do Governo Federal, 30% do Governo do Estado e 20% da Prefeitura de Fortaleza. A previsão de início é para o fim de novembro ou início de dezembro deste ano e a conclusão em um prazo de 24 meses. O prefeito no entanto, manifestou o desejo de terminar sua gestão com os dois primeiros pavimentos funcionando.

O governador Camilo Santana, em discurso, elogiou a eficiência com que Roberto Cláudio vem tratando a situação da saúde em Fortaleza. “O IJF 2 dará uma resposta imediata para melhorar a qualidade do atendimento da população”, disse ele, que garantiu também todo o apoio necessário do governo em caso de complementação de recursos.
 
Fonte: Blog Radialista Luís Augusto

Comentários