Nova Russas: Canos de amianto foram encontrados em tubulação do SAAE.


 Na sessão desta quarta-feira(10) da Câmara Municipal de Nova Russas, o Vereador Capita (PROS), denunciou a respeito de alguns canos do abastecimento de agua da cidade. Segundo ele, nessa última semana quando houve um vazamento na Rua Quintino Bocaiúva no Bairro Alto da Boa Vista, foram trocados os canos que estavam vazando e os referidos canos eram de "Amianto".
 - "Eu acho que a Cidade quase toda, principalmente essa parte do Centro, ela ainda funciona com essa tubulação que ela causa câncer", afirmou o Vereador Capita (PROS).

Fotos de parte da tubulação removida da Rua Quintino Bocaiúva






Entenda melhor o que é o "Amianto".

Para responder a esta questão, há que se esclarecer que o único perigo do amianto consiste na possibilidade de inalação das suas fibras “in-natura”, por longos períodos ininterruptos e em quantidades extraordinariamente elevadas, pois estas fibras podem alojar-se nos pulmões podendo ocasionar doenças como a asbestose (doença crônica pulmonar de origem ocupacional e de caráter irreversível e progressivo); cânceres de pulmão, do trato gastrointestinal e o mesotelioma (tumor maligno raro, que atinge a pleura e o peritônio com um período de latência em torno de 30 anos); doenças pleurais e o cancro do pulmão. Além da inalação, outras formas de exposição ao amianto são a cutânea e a digestiva, porém estudos da própria OMS indicam que estas não oferecem qualquer risco á saúde.
É importante reforçar que as doenças que podem ser provocadas pelo amianto são o resultado de um contato prolongado com níveis elevados das suas fibras. Estas doenças praticamente só atingem pessoas que estão ou estiveram expostas a níveis elevados de amianto durante um longo período de tempo. Para as outras pessoas, os riscos são extremamente baixos.
Conforme informado anteriormente, apenas a fibra de amianto “in natura” pode oferecer riscos à saúde do trabalhador. Por isso, é necessário ressaltar que os materiais feitos de cimento amianto, como telhas e caixas d’água, não causam qualquer dano a saúde dos trabalhadores ou usuários ou daqueles que os manuseiam, pois as fibras do mineral dos compostos de fibrocimento encontram-se firmemente ligadas a matriz de cimento, dela não se desprendendo, independentemente do desgaste em função das intempéries, tempo de uso, quebra ou corte dos materiais.

Comentários