Após jogo dominante, Brasil chega ainda mais favorito às oitavas


A eliminação prematura da Alemanha ainda na hora do almoço deixou um recado importante ao Brasil. Na Copa das zebras, o golpe pode vir de onde menos se espera. Era preciso então ter maturidade e segurança para crescer no momento certo. Assim foi feito. É com a credencial de favorita reafirmada que a seleção brasileira chega às oitavas de final para enfrentar o México, na próxima segunda-feira, 2, às 11 horas (horário de Brasília), no quarto passo dos sete necessários para chegar ao hexa. Agora é mata-mata e uma nova Copa começa.
Quando o hino nacional começou a ser executado em Moscou, momentos antes da vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia, a força das vozes brasileiras, que entoaram o canto completo a capella, não deixava dúvidas que a seleção fazeria valer seu status de dominante.
A equipe de Tite fez ontem a mais segura das atuações na primeira fase e consolida sua crescente justamente no momento em que a competição se afunila.
Voltar a jogar bem não é certeza de tranquilidade nem de vitória, mas é mais fácil confiar num time que volta ao seu prumo natural do que naquela dos dois primeiros jogos — cheia de tensão, nervosismo e ainda sem passar a confiança que a competição pedia.
Enfrentar o México é melhor do que pegar a Suécia, que mostrou como sabe se fechar e aproveitar os contra-ataques. Prova disso é que os suecos venceram por 3 a 0, em resultado que garantiu aos europeus a liderança do Grupo F. Além disso, fecharam a chave com a melhor defesa — foram só dois gols sofridos, enquanto o México levou quatro. Os mexicanos, comandados por Juan Carlos Osório, possuem estilo parecido, mas que cede mais espaços e com um jogo que encaixa melhor ao estilo do brasileiro do que seriam os europeus.
Aos mais supersticiosos, o retrospecto também garante tranquilidade. Nos quatro encontros contra os mexicanos em Copas do Mundo, foram três triunfos brasileiros e um empate. Os norte-americanos não conseguiram marcar um gol sequer.
Com a força e a maturidade demonstradas ontem, a seleção brasileira chega à fase eliminatória com uma defesa consistente, um meio de campo que voltou a funcionar e um ataque talentosamente funcional.
O sonho do hexa segue mais que vivo e a próxima parada agora é em Samara. Que a Alemanha, derrotada pelo México, sirva de lição para que Neymar e cia não relaxem.

4
Vezes o Brasil já enfrentou o México em Copas. Foram três vitórias e um empate
221
Minutos que o Brasil não sofre gol. A defesa só foi vazada aos 4 do 2º tempo no empate em 1 a 1 contra a Suíça, na estreia

PENDURADOS
Casemiro, Neymar e Phillipe Coutinho são os jogadores brasileiros que estão pendurados. Caso sejam advertidos com amarelo contra o México e o Brasil vença, estarão fora do duelo de quartas de final.

MARCELO

O lateral esquerdo deixou o campo logo aos nove minutos, após sentir um espasmo na coluna. Ele foi substituído por Filipe Luís e será reavaliado para saber se terá condições de enfrentar o México.

ANDRÉ ALMEIDA/ O Povo

Comentários