Anvisa quer aumentar destaque de alertas nutricionais nos rótulos de alimentos


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (21) o relatório preliminar sobre mudanças nas regras para a rotulagem nutricional de alimentos industrializados. De acordo com a agência, a medida visa facilitar a compreensão das principais propriedades nutricionais e reduzir as situações que geram engano quanto à composição dos produtos.
As mudanças devem incluir a criação de alertas que informem sobre o alto conteúdo de nutrientes críticos à saúde, além de de um modelo que facilite a comparação entre os alimentos e aprimore a precisão dos valores nutricionais declarados nas embalagens. 
De acordo com o diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, a ideia é tornar a rotulagem simples e compreensível, tanto em termos de informação quanto visualmente. “O objetivo é facilitar o uso da rotulagem nutricional pelo consumidor”, afirmou o diretor-presidente.
O relatório preliminar aponta que as mudanças são necessárias porque o modelo atual de rotulagem tem o uso prejudicado devido ao baixo nível de educação e conhecimento nutricional do consumidor. A implantação de alertas visuais deve facilitar as escolhas alimentares ao informar os nutrientes de maior relevância presentes em cada produto.

Diário do Nordeste

Comentários