Santa Quitéria: Carência de urânio não agiliza exploração no CE.

 


Detentor da sexta maior reserva de urânio do planeta, o Brasil teve a única mina ativa do País - a de Lagoa Real/Caetité, na Bahia - paralisada e deve continuar importando todo o minério consumido em território nacional de Alemanha, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido. Enquanto isso, as reservas cearenses de Itataia - as maiores do País, localizadas no município de Santa Quitéria - sequer possuem a licença de instalação emitida pelos órgãos ambientais e tem previsão de início da exploração apenas para 2020.
O chamado Projeto Santa Quitéria, originado da parceria público privada (PPP) entre a mineradora Galvani, a fabricante de fertilizantes norueguesa Yara e a estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB), tem potencial de exploração estimado em 1.600 toneladas de concentrado de urânio anualmente.
Aliado às demais reservas, isso supriria as 161,1 toneladas de urânio natural e compostos comprados do exterior em 2015 e as 33,8 toneladas do minério adquiridos de outros países até outubro deste ano, conforme o jornal O Globo informou com base em dados da a consultoria Barral M Jorge, na última semana.
 
Combustível nuclear e mais
Mas não só à geração do combustível nuclear para alimentar as usinas Angra 1 e 2, no Rio de Janeiro, estariam destinados os minérios explorados no Ceará. O urânio encontrado na mina de Itataia está associado ao fosfato, o que proporciona mais uma oportunidade de negócio para a PPP, a de fabricação de fertilizantes e ração animal - motivo pelo qual a norueguesa Yara resolver participar do negócio.
Estudos desenvolvidos pelas três empresas formadoras da PPP indicam que a mina cearense poderá gerar 800 mil toneladas de rocha fosfática por ano, que serão direcionados ao mercado nordestino, principalmente em Ceará, Piauí, região Sul do Maranhão, Oeste da Bahia, e ainda Tocantins.
Os benefícios gerados pela operação do Projeto Santa Quitéria ainda rendem divisas anualmente ao governo cearense: R$ 92,6 milhões em tributos, R$ 2 milhões em compensação financeira pela exploração de recursos minerais, mil empregos diretos e mais três mil postos de trabalho indiretamente.
 
Reservas Nacionais
Santa Quitéria (CE) - 142.500 toneladas de urânio
Lagoa Real/Caetité (BA) - 100.770 toneladas de urânio
Caldas (MG) - 4.500 toneladas de urânio
Outras - 61.600 toneladas de urânio
Total Brasil - 309.370 toneladas de urânio

Fonte: INB

Diário do Nordeste

Comentários