Endividamento em Fortaleza é o menor em dois anos.

 
A Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), revelou que, em novembro, 63,8% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. O índice é 2,4 pontos percentuais menor que o indicador de outubro (66,2%) e é o melhor resultado desde novembro de 2014, quando índice media 58,4%.
Também caíram a proporção de consumidores com contas em atraso (21,0%) e o percentual da renda comprometida com o pagamento de dívidas (36,8%), mas permanece a recomendação da necessidade de atenção no controle das dívidas, já que os principais motivos declarados para o desequilíbrio financeiro são a falta do orçamento familiar e as compras por impulso.
A proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso teve redução de 1 ponto percentual, passando de 22%, em outubro, para 21% neste mês. O levantamento mostra que os problemas financeiros afetam mais as mulheres (21,4% dos entrevistados desse grupo afirmaram possuir contas em atraso), os consumidores do grupo com idade entre 25 e 34 anos (24,2%) e do estrato com renda familiar abaixo de cinco salários mínimos (21,2%).
O tempo médio de atraso é de 72 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro - a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 69,4% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 29,3%, seguido da contestação da dívida (80,4%).

Diário do Nordeste

Comentários